Desenvolvido a partir do desejo dos pacientes de apresentar aos pais, parentes, responsáveis e amigos as habilidades adquiridas na água, a terceira edição do festival acontece dia 19 de novembro de 2009, quinta-feira, das 8h às 13h, na unidade Lapa do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IMREA HC FMUSP, em São Paulo. Assim como nos anos anteriores, é estimada a participação de mais de 500 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e convidados.
O Método Halliwick tem como principais objetivos o controle da respiração, do equilíbrio e dos movimentos na água. Quando adquirida a habilidade para manter ou mudar a posição do corpo de forma controlada, o praticante se torna capaz de responder com flexibilidade às diferentes situações ou tarefa, no ambiente aquático, criando movimentos com eficiência e independência.
As atividades são elaboradas segundo a habilidade de cada individuo e grupo, incluindo a todos no programa, independentemente da deficiência. A cada 20 minutos um grupo de pacientes entra na piscina, onde instrutores conduzem a demonstração e acompanham os participantes em suas necessidades.
Com apoio da Associação Halliwick Internacional e Associação Brasil Halliwick, a implantação do método no IMREA é um projeto que produz resultados significativos. Nesses quatro anos de atividade, quase 100 mil atendimentos foram realizados, beneficiando inúmeras pessoas.
Na ocasião será inaugurado um painel produzido com desenhos que expressam a sensação dos pacientes ao participarem das atividades.
______________________________
Fonte de informação: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
São matérias muito importante p q cada vez mais possamos divulgar e expandir esse assunto. abaixo o preconceito e lutemos cada vez mais pela Inclusão.