Nesta quinta-feira (03), a Prefeitura de Boa Vista realiza o IV Seminário Municipal de Educação Especial. O evento acontece a partir das 8h, no Centro Multicultural Antonio Ferreira de Souza, na rua Floriano Peixoto, s/n, Orla Taumanan.
A programação será dividida em duas etapas. Pela manhã, cerca de 100 pessoas participam do encontro, entre coordenadores pedagógicos e professores municipais. A primeira palestra será ministrada pela secretária municipal de Educação e Cultura (SMEC), Stela Damas, que é especialista em Psicopedagogia Clínica, e por Maria Aparecida de Oliveira, especialista em Psicopedagogia.
Também haverá apresentação do grupo de dança do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE). Às 8h30, será realizada uma palestra sobre Transtorno Global do Desenvolvimento, com a doutora em Neuropediatria, Charlote Aguiar Buffi. A Cinoterapia como coadjuvante no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência será abordada pela médica veterinária Carla Soares.
A partir das 11h30, os gestores das escolas municipais Branca de Neve, Maria Tereza Maciel e Francisco de Souza Bríglia farão relatos de experiências feitas a partir do Projeto Fazendo Acontecer, desenvolvido em todas as unidades de ensino do Município para incentivar a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.
A partir das 14h, será a vez de 120 professores de Educação Física e de Arte Educação assistirem às palestras direcionadas para sua área de atuação, entre elas, Educação Física Inclusiva, com a professora Denise Hiluy Costa, especialista em Educação Física Inclusiva, e Atendimento Educacional Especializado, com a educadora Maria Aparecida Taumaturgo, especialista em Educação Especial.
O coral Cantando em LIBRAS, da escola Branca de Neve, também fará uma apresentação especial no evento. As 17h30 será feita uma avaliação do Seminário. “A nossa meta é proporcionar informações e conhecimento para melhorar a qualidade do ensino oferecido às crianças com necessidades especiais. A proposta é também fortalecer os ambientes educacionais inclusivos”, afirma Stela Damas.
A secretária explica ainda que a data foi escolhida porque em 1991, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “A partir dessa data, todos os países são convidados a refletir sobre os direitos da pessoa com deficiência”, esclarece.
A Prefeitura de Boa Vista mantém uma estrutura na rede municipal de ensino para atender às crianças com necessidades educacionais especiais. Atualmente, 254 alunos estão matriculados em salas de aula de ensino regular. São 47 alunos na Educação Infantil e 207 no ensino fundamental.
A Prefeitura também mantém salas de recursos em seis escolas municipais, onde os alunos participam de atividades pedagógicas em horário oposto ao de aula. A Administração Municipal oferece ainda capacitações por meio de oficinas e simpósios.
Nas escolas, o Município adota a política de colocar dois professores em cada sala que atende a crianças com necessidades especiais, facilitando o atendimento individual, já que são integrados de dois a três alunos por sala. A estrutura também conta com um Centro Municipal Integrado de Educação Especial, que atende a 356 alunos com necessidades educacionais especiais.
Neste ano, 10 escolas municipais passaram por reformas para adequação nas portas das salas de aula e do banheiro, além da construção de rampas e implantação de identificação tátil, visual e sonora.
O recurso foi repassado para as Associações de Pais e Mestres (APMs) pelo Plano Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para a adequação da infraestrutura, permitindo a acessibilidade de alunos com necessidades especiais.
____________________________
Fonte de informação: Rede SACI