Para educadores inclusão precisa ocorrer “de fato”

Ilustração de pessoas de vários cores e tamanhos unidas pelas mãosEducadores reunidos em Curitiba, na última sexta-feira (4), chegaram a conclusão de que a inclusão precisa ocorrer “de fato” nas escolas e não ficar apenas no discurso. O tema entrou em pauta durante o seminário “Educação Especial, como garantir a inclusão de forma qualitativa”.

O seminário debateu ainda como as escolas da capital farão para se adaptar às recomendações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Esta política é formulada pelo Ministério da Educação (MEC) em consonância com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário.

De acordo com a vereadora Professora Josete (PT), que promoveu o evento, participaram trabalhadores da rede de ensino público da capital, interessados em aprofundar a discussão acerca da necessidade de qualificação profissional continuada, do papel do Conselho Municipal de Educação e das organizações da sociedade civil nessa nova conjuntura.

“A inclusão precisa acontecer de fato, e não só no papel. No entanto, não basta apenas agrupar os educandos nas salas regulares ou nos CMEIs sem que a rede de ensino possua espaços adequados e políticas públicas articuladas para garantir os atendimentos nas áreas de saúde e assistência social, por exemplo”, argumenta.

De acordo com o vereador Zé Maria, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, a iniciativa de promover esse seminário é muito boa. “Interessa aos curitibanos, interessa a todos os brasileiros. A inclusão não é feita com papel e caneta, mas com o coração. Inclusão é qualidade de vida, é dar oportunidade à vida, um direito garantido na Constituição”, afirma.

Os participantes também tiveram a oportunidade de debater as propostas do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal, representado no evento pela professora Sônia Guariza Miranda, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

______________________________________

Fonte de informação: Envolverde/Nota 10 Link abrirá em uma nova janela ou aba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *