Periferia denuncia despejos e violações de Direitos Humanos

Imagem da periferia urbana de alguma metrópole. Periferia é periferia em qualquer lugar.

As denúncias sobre despejos e violações de direitos humanos em São Paulo, sobretudo em comunidades pobres, ganham reforço a partir dessa semana. Na quinta-feira (17), tem início a visita do relator nacional para o Direito à Cidade da Plataforma DHESC (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais), Orlando Junior, e do assessor da Relatoria, Cristiano Muller.

O objetivo da missão é conhecer e analisar a situação de várias comunidades da capital e da região metropolitana, com enfoque para casos de especulação imobiliária, impacto da construção de grandes obras de infraestrutura e situação de moradores de rua, entre outros pontos.

No primeiro dia, a Relatoria visitará as comunidades Favela do Sapo, Salus (Vila Guilherme), comunidades da várzea do Tietê, Sapopemba– Oratório Complexo Águas Espraiadas, Parque Cocaia, ocupações da Dersa Ecovias em Diadema, Jardim Oratório em Mauá e também à população em situação de rua.

Na sexta-feira (18), pela manhã, eles participarão de reuniões com representantes dos poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, Defensoria Pública e Ministério Público.

À tarde, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, nº 100, Centro), a partir das 14h30min, a fim de discutir as questões e apontar políticas públicas necessárias à habitação na cidade.

Depois da missão, a Relatoria entregará às autoridades um documento com medidas e recomendações para solucionar os problemas das comunidades.

A Relatoria Nacional é uma iniciativa da plataforma DHESC, uma rede de organizações não-governamentais brasileiras envolvidas com a defesa dos direitos econômicos, sociais e culturais e não tem vínculos institucionais com a ONU e suas relatorias.

_________________________________

Fonte de informação: Brasil de Fato Link abrirá em uma nova janela ou aba.

One Comment

  1. Gostaria de receber ha materia feita na camera municipal de Mauá no dia 05/03/2010.Da audiencia publica dos moradores do Jd Oratório,obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *