
Entre 22 e 24 de outubro, a cidade de Lucena, na Paraíba, sediou sua primeira mostra de teatro organizada por adolescentes e jovens da ONG Associação de Apoio Cultural, Histórico e Ambiental (Apôitchá).
Foram muitos os temas que os grupos de teatro gostariam de trabalhar mas, através de várias discussões e atendendo uma necessidade emergencial percebida no município, a primeira edição da mostra trouxe como tema o uso abusivo de álcool nas comunidades da região.
Os participantes levaram ao público informações de prevenção e tratamento sobre álcool, dsts e HIV/aids, como forma de conscientizar jovens e adultos por meio da arte e alertando o poder público sobre a importância de elaborar lei municipal que incentive a cultura.
O evento recebeu o nome de “A arte é nossa meta”, e as companhias teatrais participantes foram Vaga-lumes, Fazendo Arte e Junto e Misturado, de Lucena, e a Cia de Teatro Perfil, de João Pessoa. Os grupos se apresentaram nas praças públicas da cidade dando oportunidade para toda a população assistir aos espetáculos, público que, em grande parte, nunca teve a chance acompanhar uma apresentação cultural, por conta de não haver teatro ou espaços de artes na cidade.
A inclusão também foi destaque na mostra de Teatro. A mestre de cerimônias do evento foi Mariana Amato, que tem síndrome de Down, ativista da Apôitchá, que participa de reuniões, capacitações e produção de palestras sobre inclusão de pessoas com deficiências.
Outro tipo de inclusão, a digital, se fez presente neste processo da mostra com o adolescente Aurélio Galvão, 16 anos, produzindo um vídeo que acompanhou o passo a passo da “A arte é nossa meta”.
No último dia da, foi realizada uma grande festa envolvendo todos os grupos participantes, convidados e artistas locais na sede da Apôitchá. Música com os grupos Rota 025 e O Poder do Verbo da Apôitchá, muita dança com o único grupo de sapateado da Paraíba, o TAP Arretado. Também houve premiação a todos os grupos de teatro que participaram desta edição, trabalhando na linha da cooperação e dizendo “adeus” para a competição.
___________________________________
Fonte de informação: Revista Viração