Revista Pátio publica entrevista com Howard Gardner

O psicólogo cognitivo Howard Gardner abalou as crenças tradicionais sobre a inteligência pensada como capacidade única, herdada e sujeita a medições. “Minha definição de um gênio é uma pessoa que contribui com novos conhecimentos para o mundo”, afirmou o pesquisador em sua entevista exclusiva à Pátio, concedida durante sua passagem por Porto Alegre (RS), no dia 17 de agosto, quando fez uma conferência sobre a educação no século XXI durante o evento Fronteiras do Pensamento. Professor de psicologia na Universidade de Harvard e de neurologia na Universidade de Boston, Gardner nasceu em 1943 na cidade de Scranton, Pensilvânia, e provém de uma família descendente de alemães que emigrou para os Estados Unidos, fugindo do regime nazista. Estudou psicologia e neuropsicologia na Universidade de Harvard. Hoje é presidente do comitê gestor do Projeto Zero (Escola Superior de Educação de Harvard) e participa do Goodwork Projetc, destinado a melhorar a qualidade e a autoestima profissional. Gardner é autor de diversos livros que foram publicados em português pela Artmed Editora, tais como Responsabilidade no trabalho (2008), Cinco mentes para o futuro (2007), Mentes que mudam (2005) e Estruturas da mente (1995). Ainda em 2009 está prevista a publicação de seu mais recente livro, Inteligências múltiplas ao redor do mundo, também pela Artmed. A entrevista é de Sonia Montaño.

Leia a entrevista completa neste link.

4 Comments

  1. gostaria de receber matérias publicadas por voces,pelo simples motivo de gostar e perceber a seriedade do trabalho que fazem sobre a educação.

  2. Das Inteligências Múltiplas, as mais importantes não são ‘Lógico-Matemática’ e ‘Verbal-Linguística’, mas sim, as inteligências ‘Interpessoal’, ‘Intrapessoal’ e ‘Existencial'(Espiritual), são as inteligências da alma! 🙂

  3. Sou pedagoga e meu TCC foi baseado na teoria de Gardner, ele é realmente um gênio, pena que é um tema que infelizmente está esquecido (adormecido).

  4. Sou leitora da revista Patio e gostaria de participar, enviando um artigo para publicação, caso seja aprovado. Como faço para participar , na condição de colaborador.

    Até mais,
    Rubia Nery

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *