O psicólogo cognitivo Howard Gardner abalou as crenças tradicionais sobre a inteligência pensada como capacidade única, herdada e sujeita a medições. “Minha definição de um gênio é uma pessoa que contribui com novos conhecimentos para o mundo”, afirmou o pesquisador em sua entevista exclusiva à Pátio, concedida durante sua passagem por Porto Alegre (RS), no dia 17 de agosto, quando fez uma conferência sobre a educação no século XXI durante o evento Fronteiras do Pensamento. Professor de psicologia na Universidade de Harvard e de neurologia na Universidade de Boston, Gardner nasceu em 1943 na cidade de Scranton, Pensilvânia, e provém de uma família descendente de alemães que emigrou para os Estados Unidos, fugindo do regime nazista. Estudou psicologia e neuropsicologia na Universidade de Harvard. Hoje é presidente do comitê gestor do Projeto Zero (Escola Superior de Educação de Harvard) e participa do Goodwork Projetc, destinado a melhorar a qualidade e a autoestima profissional. Gardner é autor de diversos livros que foram publicados em português pela Artmed Editora, tais como Responsabilidade no trabalho (2008), Cinco mentes para o futuro (2007), Mentes que mudam (2005) e Estruturas da mente (1995). Ainda em 2009 está prevista a publicação de seu mais recente livro, Inteligências múltiplas ao redor do mundo, também pela Artmed. A entrevista é de Sonia Montaño.
Related Posts
Cresce número de alunos com deficiência no ensino superior
Artigo de Sueli Yngaunis publicado no Blog da Talento Incluir....
Manual de atuação do Ministério Público em Defesa da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Com o objetivo de orientar membros do Ministério Público brasileiro...
Inclusão na Educação: desafios e oportunidades para professores com deficiências
Por Welington Vital do Portal Conteúdo Aberto – publicação original...
gostaria de receber matérias publicadas por voces,pelo simples motivo de gostar e perceber a seriedade do trabalho que fazem sobre a educação.
Das Inteligências Múltiplas, as mais importantes não são ‘Lógico-Matemática’ e ‘Verbal-Linguística’, mas sim, as inteligências ‘Interpessoal’, ‘Intrapessoal’ e ‘Existencial'(Espiritual), são as inteligências da alma! 🙂
Sou pedagoga e meu TCC foi baseado na teoria de Gardner, ele é realmente um gênio, pena que é um tema que infelizmente está esquecido (adormecido).
Sou leitora da revista Patio e gostaria de participar, enviando um artigo para publicação, caso seja aprovado. Como faço para participar , na condição de colaborador.
Até mais,
Rubia Nery