
O UNICEF aproveita o 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança para dar destaque, no Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV (ICDB)*, a todos esses direitos. Quer se trate de uma educação de qualidade ou de uma casa segura, de alimentação adequada e água potável ou da possibilidade de participar na sociedade, as crianças devem receber o que precisam para se tornar integrantes plenos de suas comunidades.
Como crianças e adolescentes podem descobrir mais sobre seus direitos e responsabilidades? Hoje a mídia é uma das mais amplamente reconhecidas formas para alcançar os mais jovens. As emissoras de rádio e TV têm a responsabilidade de destacar as questões que afetam as crianças e de abrir os olhos de meninas e meninos para as oportunidades e os direitos, que, muitas vezes, podem não ser conhecidos por eles.
O Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV foi criado para dar mais visibilidade aos direitos de meninas e meninos. Com o passar dos anos, tornou-se também um dia para celebrar os mais jovens na mídia.
O direito à participação e à liberdade de expressão é essencial para o desenvolvimento dos adolescentes. Ao dar voz aos mais jovens, as emissoras têm a oportunidade de fortalecer meninas e meninos em seus conhecimentos sobre os meios de comunicação. Isso mostra a outros adolescentes que eles também podem se expressar. E mostra ao mundo o que os mais jovens pensam sobre sua vida e suas comunidades.
Convidamos todas as emissoras de rádio e televisão para, no próximo dia 7 de março, celebrar o ICDB e apresentar uma programação realizada por, para e sobre crianças e adolescentes. O tema do Dia em 2010 é Todos os direitos. Todas as crianças.
As emissoras podem criar uma programação especial para o Dia ou agrupar programas já existentes em uma “maratona ICDB”. Veja aqui outras ideias de como as emissoras podem participar.
Em honra ao 20º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, celebrado em novembro de 2009, o UNICEF convoca as emissoras de rádio e TV de todo o mundo para que convidem meninas e meninos aos seus estúdios e que divulguem suas opiniões e façam valer seus direitos à informação e à expressão. Junte-se a rede de emissoras que celebram o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV e Sintonize nas Crianças!
Premiação
O UNICEF vai premiar as emissoras de rádio e TV que melhor capturarem o espírito do ICDB. As inscrições para o prêmio serão abertas logo após o Dia, quando as emissoras poderão submeter seus programas e programação do Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV 2010. O prazo para as inscrições encerra-se em 15 de junho de 2010.
O UNICEF vai oferecer prêmios regionais às emissoras que melhor promoverem os princípios, as propostas e o tema principal do Dia. Cada ganhador regional será convidado para ir a Nova Iorque em novembro de 2010, e uma dessas emissoras de televisão e uma de rádio receberão o aclamado Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.
Brasil é reconhecido por sua programação
As emissoras brasileiras de rádio e TV participam ativamente do ICDB desde a sua criação. A TV Cultura, de São Paulo, ganhou por três anos consecutivos (1998-2000) o prêmio Emmy especial Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV; e foi finalista do prêmio em 2007. Foi também reconhecida, em 2004, por sua contínua e excelente contribuição para o ICDB e para uma televisão de qualidade para as crianças na América Latina.
Em 2008, a Rádio MEC, do Rio de Janeiro, ganhou o prêmio regional de rádio. E, em 2009, a Rádio Justiça do Brasil, emissora do Supremo Tribunal Federal brasileiro, ganhou o Prêmio Global ICDB de Rádio, por suas 24 horas de transmissão envolvendo crianças de comunidades populares e escolas públicas de Brasília.
Não importa se sua emissora é grande ou pequena, todos são muito bem-vindos a participar! Contamos com seu apoio!
* A sigla ICDB vem do nome em inglês: International Children’s Day of Broadcasting
Sugestões para as emissoras
Veja o que mais os profissionais de comunicação podem fazer no Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV
____________________________
Fonte de informação: Rádio ONU