Por que será que existem pessoas que perdem o precioso tempo da vida não a aceitando, simplesmente, como ela é? Conheço quem passou mais de 30 anos no luto, se culpando por tudo. Se vitimizando por cada gesto ou palavra. Achando que é a única no mundo que tem um filho com deficiência.
Motivo? Não existe! Apenas a louca vontade de se martirizar e sofrer. A dor parece dar prazer… Não sei… Não estou na pela dela, mas atitudes a condenam a esse julgamento.
Por que será que existem pessoas que ganham cada milésimo de segundo da vida ‘cantando vitória’ por aprender com a ‘imperfeição perfeita’ do ser humano? Conheço quem passou mais de 40 anos no presente, se alegrando por tudo. Evoluindo com cada atitude. Sabendo que, infelizmente, ainda é uma das poucas no país que tem dois filhos, sendo uma pessoa com deficiência.
Motivo? Não existe! Apenas a avalassaladora vontade de ser feliz! O prazer é dar prazer!!!! Sei! Mesmo não estando na pele dela, cada olhar cheio da mais pura aceitação – de, simplesmente, ser o que é – a glorificam para sempre!
Leandra Migotto Certeza é jornalista com deficiência física e desenvolve o projeto em equipe: “Fantasias Caleidoscópicas”, ensaio fotográfico sensual com pessoas com deficiência. O projeto foi premiado no “6º Congresso Internacional Prazeres Dês-Organizados – Corpos, Direitos e Culturas em Transformação”, em Lima (capital do Peru), em junho de 2007; e reapresentado no “I Seminário Nacional de Saúde: Direitos Sexuais e Reprodutivos e Pessoas com Deficiência”, realizado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, de 23 a 25 de março de 2009. Este artigo é um trecho da argumentação do projeto.
________________________
Sobre a autora:
Leandra Migotto Certeza, jornalista da Caleidoscópio Comunicações, repórter voluntária da Rede Saci – www.saci.org.br www.saci.org.br; ativista em direitos humanos das pessoas com deficiência da www.conectas.org , e voluntária da Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta – www.aboi.org.br
, e autora do Blog Caleidoscópio – http://leandramigottocerteza.blogspot.com
.Tels: 55 (11) 3453-5370 – Cel: 55 (11) 8697-9067 55 (seg. à sext. das 9hs às 20hs).
Currículo:http://lattes.cnpq.br/5381513499006912
Portifólio:
http://sentidos.uol.com.br/admin/leandra/
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=busca¶metro=Leandra&page=1&limit=10&classificacao=
“O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor”
Che Guevara
“Enquanto houver injustiça e miséria, todo homem deve ser um revoltado”
Albert Camus
E isso ai, Leandra. A vida e feita de atitudes e escolhas. Cada um e responsavel pelas suas…