Casa Branca vai se engajar em campanha para banir termo pejorativo sobre pessoas com deficiência intelectual

Broche Eu me comprometo - www.r-word.org

O Chefe de Gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel, desculpou-se por ter usado a palavra ” retardado” em uma reunião particular no ano passado e disse a defensores dos direitos das pessoas com deficiência que se engajará na campanha para acabar com o uso da palavra.

A comitiva que esteve ontem na Casa Branca para receber o pedido de desculpas, divulgou a nota abaixo após o encontro:

Viemos aqui hoje para nos encontrarmos com Rahm Emanuel e compartilhar com ele nossa visão sobre a relevância do uso da linguagem. Queremos convidar o senhor Emanuel e toda América para compreender os esforços coletivos de nossa comunidade para remover as palavras “retardo” e “retardado” do nosso discurso do dia-a-dia.

A palavra R… está poluino a nossa língua. Todos os dias a membros da nossa comunidade ouvem essa palavra – em escolas e locais de trabalho, na imprensa escrita e em filmes, no rádio e na TV. E todos os dias eles sofrem os seus efeitos degradantes – troça, estigma, ridículo. Esta é uma palavra extremamente ofensiva – não apenas para as 7 milhões de pessoas com deficiência intelectual nos Estados Unidos, mas também para seus amigos, suas famílias e para todos nós.

Nós agradecemos ao senhor Emanuel por ter-se reunido conosco hoje e ouvido nossos argumentos. Ele se desculpou sinceramente pelo seu erro e pela dor que causou a nossa comunidade.

Ficamos felizes em saber que ele se uniu às mais de 54 mil pessoas que pedem o fim do uso da palavra R… no site www.r-word.org , e que tenha se comprometido  a que  administração pública siga buscando maneiras de ajudar nesses esforços, inclusive examinando a legislação no Congresso para remover a palavra R… das leis federais.

Nossa comunidade conquistou o direito de ser respeitada ao invés de ser ridicularizada. Por várias gerações nós sofremos injustiça e exigimos que isso acabe. 

Este é mais um pequeno passo no caminho por um país que aceita as habilidades de todos.

###

Timothy Shriver, Presidente do Special Olympics (Olimpíadas Especiais)  
Andrew Imparato, Presidente da Associação Americana de Pessoas com Deficiências
Peter V. Berns, Presidente do The Arc
Hannah Jacobs, mãe e ativista pela erradicação da palavra R…
Julie Petty, auto-defensor e ex-Presidente da SABE
Ricardo Thornton, auto-defensor e atleta das Olimpíadas Especiais 

 Fonte: Inclusive

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *