
O reitor da Universidade de Extremadura, Francisco Duque, o diretor de Relacionamento com a Universidade da INDRA, Carlos Fernández e o diretor geral da Fundação Adecco, Francisco Mesonero, acabam de assinar em Cáceres, na Espanha, o acordo de colaboração para a criação da Cátedra INDRA-Fundação Adecco na UEx. Trata-se da quarta cátedra de pesquisa em Tecnologias Acessíveis que a INDRA, parte das iniciativas de Responsabilidade Corporativa da Indra em conjunto com a Fundação Adecco, para promover o desenvolvimento de soluções e serviços inovadores na área de acessibilidade e inclusão em universidades espanholas.
O projeto DIUWA 2.0 será a primeira iniciativa em curso na UEx. Este projeto tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência mediante o desenvolvimento de uma ferramenta que permite trabalhar no desenho da apresentação e nos conteúdos de aplicações web acessíveis utilizando dispositivos de entrada/saída alternativos (voz, gesto, etc.). Não se trata apenas de disponibilizar conteúdos acessíveis para pessoas com deficiência, mas permitir que sejam os protagonistas ao desenhar as interfaces que serão utilizadas todos os usuários, deficientes ou não.
O diretor de Relacionamento com a Universidade da INDRA, Carlos Fernández, ressaltou durante o ato de assinatura que a Cátedra “confirma o compromisso da INDRA com a inovação e a responsabilidade corporativa”. “É um motivo de orgulho colocar em andamento este tipo de projeto de pesquisa e inovação em tecnologias acessíveis em estreita colaboração com a Universidade e a Fundação Adecco.”
O diretor geral da Fundação Adecco, Francisco Mesonero, enfatizou que “a inovação e as novas tecnologias têm como principal objetivo melhorar e facilitar a vida das pessoas. Através destas cátedras, a revolução tecnológica torna-se uma revolução social para todos”.
Esta iniciativa é um novo passo no relacionamento que a INDRA e a Universidade de Extremadura mantém desde o ano de 2007, quando foi assinado o Acordo de Colaboração entre ambas organizações para a realização de atividades de consultoria, formação, pesquisa e desenvolvimento.
O novo acordo faz parte da estratégia da INDRA de manter um estreito relacionamento com as instituições de conhecimento através da sua rede de Software Labs.
O Software Lab da INDRA em Badajoz começou as suas atividades em 2004, e hoje em dia conta com mais de 160 profissionais. Entre os projetos de maior relevância levados a cabo pela companhia na região, cabe destacar o desenvolvimento da primeira plataforma global de e-Administração baseada em software livre para a Junta de Extremadura.
Projeto DIUWA 2.0
O primeiro projeto da Cátedra, DIUWA 2.0. (Desenho de Interfaces de Usuário Web 2.0. mediante uma ferramenta acessível), tem uma duração prevista de dois anos e está baseado no trabalho de I+D realizado pelo grupo QUERCUS de Engenharia do Software da Universidade de Extremadura, com o objetivo de desenhar uma metodologia para o desenvolvimento automático de interfaces de usuário para a web. Atualmente, essa metodologia encontra-se implementada em uma ferramenta denominada RUX-Tool.
O novo projeto DIUWA 2.0 pretende agregar funcionalidades a esta ferramenta para que pessoas com diferentes deficiências possam fazer os desenhos utilizando dispositivos de entrada/saída alternativos (voz, gestos, etc.), assim como otimizar seus benefícios. Entre eles, destaca-se o uso on-line da solução, uma vez que não é necessário nenhuma instalação no computador do usuário. A ferramenta permite, entre outras coisas, trabalhar desde qualquer lugar e que diferentes pessoas possam colaborar no desenvolvimento dos conteúdos de um mesmo projeto.
Na execução do projeto, também se contará com soluções como o HeadMouse e o VirtualKeyboard, fruto da estratégia da Indra em tecnologias acessíveis e desenvolvidas no marco destas cátedras. O HeadMouse consiste em um mouse virtual que permite o controle do mouse do computador mediante uma webcam e os movimentos da face e da cabeça. Por sua vez, o VirtualKeyboard permite a escrita de textos por meio de qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor da tela, como um mouse, joystick, touchpad ou até o próprio HeadMouse.
Indra no Brasil
A Indra, uma das principias multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e América Latina, esta presente no Brasil desde 1996, conseguindo nestes anos uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações, indústria e consumo, serviços financeiros e energia&utilities.
Entre os últimos projetos no país se destacam a modernização do sistema de atendimento ao cliente da CEMIG, o desenvolvimento em conjunto com a companhia de eletricidade Elektro de um novo sistema de gestão de distribuição, a gestão do tráfego metropolitano na cidade de Curitiba, a implementação de um sistema de pedágio no sul do país, e a implantação de sistemas de controle em terra do satélite Amazonas II, situado na órbita do Rio de Janeiro. São clientes da Indra no Brasil empresas como Eletronorte, Energisa, FEMSA, Gas Brasiliano, GOL, Light, Petrobrás, TAM, Vivo e Grupo Santander Brasil.
Fonte: EPR Comunicação Corporativa