Campanha "Iguais na diferença", com diversos recursos de acessibilidade, recebe dois prêmios de publicidade

Varias pessoas de pe, com diversas deficiencias ou nao, janela de libras no canto direito abaixo, e cartaz É a minha condiçãoA Campanha utiliza audiodescrição, narração em libras e legenda diferenciada

Campanha da Secretaria de Comunicação Social (Secom) e da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) é destaque no 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no 25º Prêmio Colunistas Brasília

Lançada há um ano pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e pela então Coordenadoria Nacional para a Integeração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) para estimular a convivência entre pessoas com e sem deficiência, a campanha “Iguais na diferença” foi o primeiro filme desenvolvido no Brasil acessível às pessoas com diferentes ajudas técnicas – utilizando recursos como audiodescrição, narração em libras e legenda diferenciada.

A Campanha foi premiada em dois importantes eventos da área da comunicação em 2009: o 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado e o 25º Prêmio Colunistas Brasília. No 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado – 2009, a peça recebeu certificado de premiação com Menção Honrosa na categoria “Peça individual – comunicação social – educação”. Já no 25º Prêmio Colunistas Brasília – 2009, a campanha recebeu medalha de bronze na categoria “Produtos e Serviços Comunitários”.

 

Na peça foram utilizados recursos de audiodescrição – recurso em que a pessoa com deficiência visual aciona a tecla SAP de seu televisor e é capaz de escutar a descrição das cenas; narração em libras e legenda diferenciada, colocada em situações ilustradas do filme (na camiseta da pessoa com deficiência visual, na capa do caderno do cadeirante, no letreiro do ônibus etc).

“Estamos muito felizes; não só pelo visibilidade e reconhecimento do conteúdo da Campanha, que discute de forma leve e instigante a questão da inclusão das pessoas com deficiência, mas também pelo fato de terem premiado uma Campanha exemplar com relação ao formato – que inova ao utilizar vários recursos de acessibilidade simultâneos”, declarou Izabel Maior, Subsecretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ao saber da premiação.

A campanha faz uso de versos da música “Condição”, de autoria do cantor e compositor Lulu Santos, em diversos planos, como num clipe que exibe cenas de convivência entre pessoas com e sem deficiência.

Além do filme, o plano de mídia foi composto por spot e anúncios de página dupla para revistas. Nessas peças, pessoas com deficiência (cadeirantes, pessoas com deficiência visual, auditiva, entre outros) seguram cartazes com palavras dos versos de “Condição”.

Assista a Campanha em: https://www.youtube.com/watch?v=tsfaaHrw0Wc

Ficha Técnica

 

“Condição”, Criada pela PROPEG para Secom/Presidência da República / Inclusão pessoa c/ deficiência. Direção de Criação: Cláudio Leite e Ana Luísa Almeida (Vp). Redação: Cláudio Leite. Direção de Arte: Mauro Martins. Produção Gráfica: Wilma Godoy. Fotografia/Ilustração: Kazuo Okubo. Estúdio: Mauro Martins. Produção de RTVC: Márcia Cavalcante. Produtora de Filme: Margarida Flores e Filmes. Produtora de Áudio: Banda Sonora. Direção do Comercial: Gabriel Rubim. Mídia: Neide dos Santos. Atendimento: Renata Barrionuevo. Aprovação: Equipe Secom.

http://portal.mj.gov.br/MPsicorde/VisualizarPublicacao.asp?CodigoDaPublicacao=990&Visualizar=1&CodigoDoTemplate=1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *