Em artigo publicado na Construir Notíciais, Liliane Maria Jamir e Silva faz uma análise das representações simbólicas e culturais da inclusão e dos percursos através dos quais personagens e enredos da literatura infantil traçam suas trajetórias. Das fábulas aos autores contemporâneos, a autora mostra como os aspectos sociológicos relacionam-se com a literatura e proporcionam aos leitores e educadores fontes de trabalho acessíveis e, sobretudo, interessantes aos alunos e pequenos leitores.
Leia abaixo um trecho do artigo e acesse aqui a íntegra a partir da fonte.
“Falar em imaginário da inclusão, não só em literatura, pressupõe o sentido ideológico oposto de exclusão, que hegemonicamente permeia as relações humanas, refletindo-se em manifestações artísticas e da cultura em geral. Tanto é verdade, que só questionamos sobre inclusão em função de situações concretas de exclusão de várias ordens e de causas tão diversas — econômicas, políticas, religiosas, entre outras — cuja averiguação não caberia investigar no momento, tendo em vista a especificidade do olhar estético ora lançado à projeção desse imaginário.”