Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana

Nassif, Sylvia. Musicalidade, desenvolvimento e educação: um olhar pela psicologia vigotskiana. Anais do SIMCAM4 – IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais — maio 2008.

Link para download.

RESUMO/ABSTRACT

Este trabalho analisa algumas questões referentes às relações entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem musical e suas implicações para o ensino de música. Toma como ponto de partida concepções de musicalidade e musicalização predominantes entre importantes autores do cenário da educação musical no século XX, as quais revelam um conflito entre um discurso marcado por uma visão inatista da musicalidade e propostas práticas de cunho fortemente empirista. À luz da psicologia histórico-cultural vigotskiana, considerada mais promissora no sentido de superar determinados dualismos (biológico/cultural, individual/social), procura mostrar a inconsistência de algumas dessas concepções quando se observa o desenvolvimento de um ponto de vista mais abrangente. Os objetivos dessa análise incluem não apenas contribuir para o conhecimento sobre a aquisição e o desenvolvimento da musicalidade, mas principalmente permitir que os educadores musicais se apropriem de propostas educativas para musicalização de uma maneira mais consciente e crítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *