
A violência física e verbal de alunos contra alunos ou bullying – um tema discutido pela primeira vez, no Brasil, no 9.0 Educaids (2005) – volta ao plenário do 13.0 Encontro Nacional dos Educadores na Prevenção das DST, Aids e demais vulnerabilidades da adolescência, que acontece no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças 600), de 2 a 5 de junho. As inscrições para o encontro e para os Prêmios Paulo Freire (Educação) e Samuel Pessoa (Saúde) já estão abertas (www.apta.org.br).
Para a organizadora do Educaids, a pedagoga e biomédica Teresinha Reis Pinto, a diferença entre os primeiros estudos e as atuais estatísticas de bulyling nas escolas – divulgadas pela ONG Plan, CEATS e FIA, está na sua frequência e difusão, que alcançou as redes sociais e se espalhou como uma pandemia entre os jovens. O tema vai ser abordado pelos dirigentes das ONGs APTA (Victor Amatucci, da USP) e Canto Jovem (Ildete Mendes de Souza), no painel Vulnerabilidade e Juventude (02/06 -10 horas) e no painel Drogas, Bullying e Violência (04/06 – 8h30), com os especialistas Edésio Tavares Miranda e Glaury Coelho.
Também participam do 14.0 Educaids o músico João Guilherme Estrella, que inspirou o filme Meu nome não é Johnny, os ex-diretores do Programa Nacional de Aids, Pedro Chequer e Alexandre Granjeiro, os infectologistas Marinella Della Negra e Norma Rubini e Caio Rosenthal, os educadores Roberto da Silva (FEUSP), Francisca Pini (Instituto Paulo Freire) e Nilmário Miranda (Fundação Perseu Abramo), entre outras personalidades que participam do evento desde a sua criação pelo então secretário de Educação do município de São Paulo, Paulo Freire.
Doenças auto-imunes e HIV, HPV, vacinas, homofobia, drogas e violência nas escolas, além das deficiências auditiva, visual e física e uma pesquisa inédita sobre a realidade da escola Rural no Brasil, no âmbito da prevenções, são outras atrações do Educaids. A agenda cultural do Educaids inclui a II Mostra de Cinema O vermelho da vida – no Cine Olido (Av São João, 473) e visitas monitoradas ao Museu da Língua
Portuguesa e à Pinacoteca do Estado. Ao longo do Educaids, os participantes poderão circular pela Feira do EDUCAIDS, um espaço novo que trará um pedaço da rua 25 de março para dentro do evento.
Informações (11) 34679389
apta@apta.org.br
Com Teresinha Reis Pinto