
As publicações Interação escola-família – subsídios para práticas escolares e A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos foram lançadas na segunda-feira, 26, durante a 11ª reunião do Grupo de Trabalho das Grandes Cidades, que termina nesta quarta-feira, 28, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Para a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, que participou do lançamento dos livros, “as publicações são muito estratégicas para os gestores de educação”. A primeira delas é um estudo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que além de oferecer ferramentas metodológicas para a elaboração de projetos e ações que promovam a interação entre escola e família, também identificou o que as escolas e sistemas de ensino brasileiros têm feito para permitir essa aproximação e que resultados foram obtidos.
Segundo Jane Margareth Castro, que junto com Marilza Regattieri assina a organização da obra, o envolvimento dos pais com a escola é até mais decisivo para um bom resultado da aprendizagem do que a situação sócio-econômica do aluno. Os gestores que participam do Grupo de Trabalho das Grandes Cidades receberam exemplares do livro publicado pela Unesco e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
Já A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos, organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e publicado pela SEB, objetiva orientar os professores dos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos. Oferece informações pedagógicas sobre o processo de alfabetização e letramento, com enfoque na dimensão da linguagem escrita.
De acordo com a professora Sara Mourão Monteiro, do Ceale, que fez uma detalhada apresentação do livro, é preciso dar conta de várias dimensões durante o processo de alfabetização e letramento, mas a passagem da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos, que oficializa o ingresso da criança de seis anos de idade no primeiro ano do fundamental, requer um planejamento pedagógico diferenciado na abordagem da linguagem escrita e isso é um desafio que a escola e o sistema de ensino enfrentarão. O livro já foi distribuído para todas as escolas públicas de ensino fundamental.
Maria Pereira Filha
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Fonte: MEC