Depoimento do Desembargador Ricardo Tadeu em Viver a Vida

Foto do Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca

O Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, vai dar seu depoimento na novela Viver a Vida deste sábado 1 de maio.

Fonte: Inclusive

Ricardo nasceu prematuro e ficou internado nos primeiros meses de vida. Teve comprometimento na visão e uma paralisia cerebral que lhe trouxe  dificuldade motora nos membros inferiores. Mesmo enxergando muito pouco, Ricardo chegou à  faculdade de Direito, mas no sexto período perdeu a visão completamente.  Passou a estudar através de fitas que eram gravadas por seus amigos.  Concluiu a faculdade com excelência, mas teve dificuldades na hora de entrar no mercado de trabalho. Após três anos de procura incessante por um emprego,  Ricardo recebeu uma proposta para trabalhar com um renomado Juiz e foi aconselhado por ele a prestar um concurso e seguir também a magistratura.  Ricardo seguiu o conselho, mas não foi aceito por causa da sua deficiência visual.  Fez outro concurso para o Ministério Público do Trabalho e lá entrou com uma ótima colocação. Tornou-se procurador chefe do interior de SP, fez doutorado e passou a dar aula. Surgiu uma vaga para Desembargador no Tribunal em Curitiba. Ricardo concorreu  e foi nomeado pelo Presidente da República.  Foi o momento mais feliz de sua vida e sua maior realização profissional. Apesar dos obstáculos,  preconceitos, dificuldades motoras e deficiência visual,  ele conseguiu de várias formas e por várias vezes, provar sua capacidade. Hoje, Ricardo vive em Curitiba, ao lado de sua esposa e de suas filhas, que sempre o apoiaram nas horas mais difíceis da vida. Sua família foi o pilar principal para a sua vitória que inclui um momento muito especial, quando foi convidado a colaborar com a Delegação Brasileira na elaboração da Convenção Internacional de Direitos da Pessoa com Deficiência na ONU. Oitocentos deficientes do mundo todo  tiveram voz juntos aos diplomatas. Foram mudados conceitos e de forma inédita foi aprovado que a deficiência é um problema da sociedade, não da pessoa. O Brasil ratificou esse documento e  hoje faz parte da Constituição Brasileira.

Veja o vídeo:

Fonte: http://especial.viveravida.globo.com/portal-da-superacao/2010/05/01/ricardo-tadeu-versao-para-tv/

5 Comments

  1. Boa Noite!!!
    Gostaria mto falar sobre o preconceito deficiente auditivo,e tb falta de apoio “A favor dos deficientes auditivos.”
    Agradecida.Adriana

  2. olá gostaria de entrar em contato com o desembargador ricardo,para fazer um apelo a ele a respeito de uma causa trabalhista,ou para que ele possa assim me orientar,pois esta causa está nas mãos dos desembargadores de brasília. grata.

  3. olá dr.Rcardo, a superação não tem limites, gostaria de lhe parabenizar, pois tbém tenho um irmão com retinose pigmentar que foi aposentado por invalidez e sendo engenheiro em eletrica conserta peças de barcos importados com uma luz que mineiros usam e um lupa de aumento, sendo ele o n. 1 do país neste tipo de peças importadas, tem peças que ele conserta faz anos como a igniççao eletronica da bosh, qdo ele aprendeu a consertá-las nem o fabricante sabia q. tinha conserto, nossa memória é tudo, concentração e muito esforço pessoal levam pessoas como o sr. a nos servir de exemplo e alavanca p/ superarmos todos os limites.obriga!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *