A FADERS iniciou esta semana a pesquisa “Condições para o Acesso das Pessoas com Deficiência aos Bens Sociais no Estado do RS”.
Trata-se de iniciativa pioneira que pretende verificar as condições de acesso das pessoas com deficiência às instâncias sociais (saúde, educação, trabalho, assistência social, transporte, lazer, cultura e habitação) e aos equipamentos sociais, em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul, tendo em vista a construção e otimização de políticas públicas nessas áreas.
“Com o resultado desta pesquisa, teremos em mãos a situação dos 496 municípios do nosso estado e poderemos propor aos gestores públicos, tanto municipais, como estaduais, novos rumos às políticas de inclusão”, salientou Aracy Maria da Silva Lêdo, diretora-presidente da Faders.
Objetivando ampliar e efetivar este trabalho, a Faders articulou parcerias importantes, como a FAMURS, que já está realizando contato com os municípios e disponibilizando em seu site o questionário da pesquisa aos municípios gaúchos, o IPESA/ULBRA, contribuindo na articulação com os municípios, análise de dados, relatório final da pesquisa e a PUC, que fornece a estrutura física, recursos financeiros através do CNPQ, recursos humanos e equipamentos.
A Faders conta ainda com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE na sensibilização aos municípios.
_____________
Fonte: FADERS