A Educação Inclusiva de Floriano é uma das melhores do Brasil na prática da Educação Inclusiva. O reconhecimento foi conferido pelo Ministério da Educação (MEC) no concurso “Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas – A Escola Aprendendo com as Dificuldades”. A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília-DF, no dia 24 de maio, com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad. O evento homenageou as melhores escolas do país que desenvolvem a educação inclusiva com estudantes portadores de deficiências.
O prefeito Joel Rodrigues e o secretário municipal de educação Jardel Viana foram receber o prêmio em Brasília. Na comitiva de Floriano também estavam a diretora da escola municipal José Francisco Dutra, professora Lindaura Mª Rodrigues, a coordenadora municipal de educação inclusiva Irmã Raimunda Paiva, além das professoras que inscreveram a prática inclusiva no concurso, Eliene Pereira Guimarães e Lusimar Mª da Silva, levando o município a ganhar o prêmio.
O concurso de experiências educacionais inclusivas, promovido pelo MEC, recebeu mais de 700 inscrições de 420 municípios de todos os estados do Brasil.
A Escola Municipal José Francisco Dutra foi a única do Piauí classificada e concorreu pela região Nordeste. De todo o país, somente 17 escolas tiveram o reconhecimento do MEC por desenvolverem, na prática, a educação inclusiva e foram homenageadas na cerimônia de premiação.
Para o prefeito Joel Rodrigues, a homenagem e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Educação, coroa a gestão atual pelo compromisso em tornar o município cada vez melhor nos mais diversos setores. Ações reconhecidas também por outras entidades e instituições, a exemplo do SEBRAE que conferiu prêmio recentemente à prefeitura municipal e da Associação Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos do Brasil (ANPV), prêmio conferido a Floriano por figurar entre as 100 cidades do país mais bem avaliadas em razão dos seus projetos sociais, administrativos e de sustentabilidade.
“Não é fácil chegar onde chegamos, ainda mais quando vejo no grupo seleto de homenageados desta noite, grande centros como o Rio de Janeiro, Florianópolis, Rio Branco e Fortaleza. Na vida colhemos o que plantamos e neste momento alcançamos os resultados de um trabalho comprometido e feito com profissionalismo e amor. Todos nós estamos de parabéns”, desabafou Joel Rodrigues, e completou “Este não é um prêmio somente de Floriano, é de todo o Piauí”.
Comovido com o prêmio conferido pelo MEC, o secretário Jardel Viana disse estar emocionado com o reconhecimento ao esforço de todos os servidores da secretaria em tornar o nível da educação municipal cada vez melhor. “É esse trabalho que nos torna fortes e grandes. É assim que fazemos educação em Floriano”, concluiu Jardel.
______________
Fonte: Portal AZ