O evento acontece nos dias 11 e 12 de junho, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais e Colégio Top Gun
Neste final de semana, a secretária de Gênero e Igualdade Racial da APP-Sindicato, Lirani Maria Franco, participará do I Seminário de Inclusão e Diversidade “Aprendendo a Conviver com as Diferenças”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais (Semed/S.J.P.). A secretária ministrará a oficina de Gênero no sábado (12/06), às 8h30, em uma das salas do Colégio Top Gun, que fica em frente à Câmara Municipal de São José dos Pinhais.
Voltado para professores e funcionários da rede municipal e estadual de educação e da Semed, o seminário é composto de palestra de abertura e cinco oficinas temáticas. A abertura será realizada na sexta-feira (11), às 19 horas, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (Rua Veríssimo Marques, n 699). Na ocasião, haverá a participação de um representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), orgão ligado ao Ministério da educação (MEC) e apresentação da peça de temática afro denominada “Randakpalôbaobá: A busca da Semente”, do Grupo de Teatro Nuspartus.
No sábado, a partir das 8h30, serão realizadas as oficinas de Igualdade Racial, Gênero, Sexualidade, Educação Inclusiva e Religiosidade. Esta última, por envolver um tema complexo, abrangerá o interreligioso e místico-filosófico para trabalhar a cultura religiosa no universo escolar. Participam do debate o professor de filosofia e pós-graduado em Pedagogia para o Ensino Religioso e Antropologia Filosófica, Dalton Luiz Gandin e a professora de Língua Portuguesa das escolas estaduais do Paraná e representante da Casa Espírita “Caminho do Evangelho”, de São José dos Pinhais, Isaura Serrato. A pastora da Igreja Luterana do município, Rosangela Stange, abordará a introdução desta religião no Brasil e, por fim, a sacerdotisa do Candomblé e pós-graduada em Relações Internacionais pela Unibrasil, Dalzira Maria Aparecida, que também integra o Grupo de União e Consciência Negra (Grucon), discorrerá sobre o histórico do movimento negro no Brasil e as religiões de matrizes africanas.
De acordo com a diretora da Educação Especial da Semed, Julia Maria Moraes, a atividade tem ênfase no debate sobre temas que fizeram parte da Conferência Nacional da Educação (Conae), evento realizado em Brasília no último abril. “A equipe da Semed, tem por objetivo, até 2012 implantar o Eixo 6 da Conae no município que é o: “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade”. Já realizamos no ano passado o seminário de inclusão e este ano estamos trabalhando concomitantemente com os dois temas porque queremos fazer o debate da inclusão, mas também queremos fazer avançar a aplicação das Leis 10639/03 e 11.465/08 que tratam da questão racial”, enfatizou.
As inscrições para o seminário, uma iniciativa da prefeitura municipal de São José dos Pinhais por meio da Semed e do departamento da educação especial, podem ser feita nos telefones: (41) 3381 6823, 3381 6651 e 9225 0661.
Programação:
Dia 11/06/2010
19h: Abertura
20h: Apresentação Cultural – “Randakpalôbaobá”: A busca da Semente
20h30: representante da Secad (MEC)
21h45: Debate
22h15: Encerramento
Dia 12/06/2010
8h30: Início das Oficinas
Local: Colégio Top Gun
Oficina de Igualdade Racial
Nº de vagas: 30
Lucilene Aparecida Soares, Pedagoga da Rede Estadual e Especialista em Educação Inclusiva.
Oficina de Gênero
Nº de vagas: 30
Lirani Mª F. da Cruz, Secretária de Gênero e Igualdade Racial APP-Sindicato e professora da rede Estadual de Educação.
Oficina de Sexualidade
Nº de vagas: 30
Simone Carina Baroni, Técnica Pedagógica do Núcleo regional de Educação (NRE Área Metropolitana Sul).
Oficina de Educação Inclusiva
Nº de vagas: 30
Luciana Ribeiro Pinheiro, Mestre em Educação e Doutora no Programa de pós-graduação em Educação UFPR, onde atua como orientadora do curso de Pedagogia.
Local: Câmara Municipal – Plenarinho Domingos Moletta
Oficina de Religiosidade – Mesa Redonda
Nº de vagas: 30
Abrangerá o interreligioso e místico-filosófico para trabalhar a cultura religiosa de nossos alunos.