Educação, Holocausto e Direitos Humanos é tema de simposio no Sesc Pompeia

Na próxima quarta-feira (16.06), no Sesc Pompéia, às 20 hs, a historiadora e professora do Depto de História da USP Maria Luiza Tucci Carneiro, com Denise Hasbani (cientista política e professora) e o jornalista e escritor Nelson Ascher se reúnem para debater o tema: Educação, o Holocausto e Direitos Humanos com público presente. Maria Luiza é também Coordenadora do LEER- Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação junto ao qual é responsável pelo ARQSHAH- Arquivo Virtual sobre Holocausto e Anti-semitismo. Denise Hasbani é Bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Hebraica de Jerusalem e Professora de Historia e Cultura Judaica no Colégio I.L.Peretz. Algumas obras do jornalista e escritor Nelson Ascher foram: Parte Alguma, Poesia Alheia e Pomos da Discórdia – Ensaio. O evento acontece no dia 16 de junho, quarta-feira, às 20h no Sesc Pompeia e os ingressos serão gratuitos.

SOBRE A MOSTRA SHOÁ – REFLEXÕES POR UM MUNDO MAIS TOLERANTE

Ocupando os 600 m² do Galpão do Sesc Pompeia, a exposição apresenta até o dia 04 de julho os diversos “Genocídios” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade. O idealizador da itinerância do projeto no Brasil, e um dos seus organizadores, é o empresário William Rozenbaum Trosman, que ao visitar a exposição “Shoá, Memória e Legado do Holocausto”, ocorrida em Montevidéu durante o ano de 2008, resolveu trazê-la para o Brasil.

Projetada e concebida por três jovens uruguaios, Patricia Catz, Samuel Dresel e Uri Lichtenstein, a mostra teve seu ponto de partida em Montevidéu para a implantação deste projeto no Brasil. No Uruguai a exposição levou dois anos para ser preparada e envolveu mais de 150 pessoas, em sua maioria voluntários. Desde a sua concepção, a ideia era viajar com a mostra. De acordo com Miriam Vasserman, organizadora e coordenadora da mostra, “a educação é o melhor caminho para o combate à intolerância e discriminação. Shoá, o holocausto judaico, maior mancha negra na história da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos genocídios de qualquer tipo aconteçam. Essa exposição tem o intuito de educar através da reflexão”.

No Brasil a mostra conta com a produção cultural de Ana Helena Curti, curadoria do Prof. Fabio Magalhães e organização e coordenação de Miriam Vasserman. A mostra está estruturada em três pilares: MEMÓRIA – visão global, EDUCAÇÃO – Shoá (Holocausto em hebraico) e LEGADO – reflexão para os dias de hoje. Ben Abraham, sobrevivente, jornalista, coordenador-geral da Sherit Hapleitá e vice-presidente da Associação Mundial dos Sobreviventes do Nazismo, será homenageado e representará todos os sobreviventes que moram no Brasil.

Ainda na versão brasileira, a exposição conta com obras de importantes artistas brasileiros contemporâneos, como Alex Flemming, Cláudio Mubarac, Nazareth Pacheco, Renata Barros e Rosana Paulino, selecionadas por Fábio Magalhães. Além disso, o projeto contará ainda com uma programação paralela, reunindo palestras, simpósios e exibição de filmes com o tema.

O SESC Pompeia foi considerado pela organização como ideal para a realização da exposição, pois circulam diariamente cerca de 5000 pessoas, além de proporcionar programas de visitas escolares guiadas. No Uruguai a exposição teve mais de 35 mil visitantes em dois meses, entre elas 10 mil alunos do ensino fundamental.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

No último dia 9 Efraim Zuroff fez palestra com o tema “O combate aos herdeiros do nazismo no século 21”. Zuroff tem se dedicado a rastrear os foragidos criminosos da guerra e contou sobre a experiência de caça aos nazistas. Zuroff é historiador e professor da organização de Israel e um dos mais importantes pesquisadores dos crimes de guerra nazistas. É PhD em estudos do Holocausto pela Universidade Hebraica de Jerusalém e autor de vários livros.

Dia 16 de junho
Simpósio: Educação, o Holocausto e Direitos Humanos
Participantes: Prof. Maria Luiza Tucci Carneiro; Prof. Denise Hasbany; Nelson Asches

Dia 23 de junho
Apresentação do filme “Olga”, do diretor Jayme Monjardim, acompanhado de debate com Marcos Napolitano, Professor do Departamento de História da USP

Dia 30 de junho
Apresentação do filme “Noite e Neblina” de Alain Resnais. Discussão com Prof. Celso Zylbovicius, Diretor Educacional do projeto Marcha da Vida Universitários

SERVIÇO

SESC POMPEIA apresenta a exposição “Shoá – Reflexões por um mundo mais tolerante”
Rua Clélia, 93
Site: www.mostrashoa.com.br
Visitação: a partir de 28 de maio de 2010
Temporada: até 4 de julho. Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingo e feriado, das 10h às 19h.
Local: Galpão. Grátis
Classificação indicativa: 12 anos
Telefone para informações: (11) 3871-7700
A Unidade Pompeia não dispõe de estacionamento. Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *