Reproduzido com autorização do Instituto Pólis a partir de:
http://www.polis.org.br/noticias_interna.asp?codigo=670
A Rede de Educadores Populares de São Paulo organizou o ciclo de seminários O pensamento de Paulo Freire como matriz integradora de práticas educadoras no meio popular, que celebrou os dez anos de ausência/presença de Paulo Freire. A atividade ocorreu em quatro momentos: Paulo Freire e outras correntes de pensamento e ação, em novembro de 2007; As práticas de organização popular e a participação em políticas públicas, em fevereiro de 2008; Paulo Freire no mundo da escola e do trabalho, em maio de 2008; e o Pensamento de Paulo Freire como elemento de integração de práticas no meio popular, em junho.
A Rede de Educadores é composta pelas seguintes entidades: CECIR (Centro Cida Romano); CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo); Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação); Rede de Educaçao Cidadã de São Paulo; DIEESE; Instituto Paulo Freire; e Instituto Pólis.
Em todas as atividades, participaram cerca de 250 pessoas, de diversas regiões da cidade de São Paulo, que estiveram unidas para discutir os desafios atuais, compartilhar experiências e propor caminhos. “A constatação por muitos de nós, educadores e educadoras populares, da carência de espaços de reflexão sobre as práticas educativas no meio popular, nos motiva a enxergar o ciclo como o primeiro passo para a formação de uma rede de educação popular na cidade de São Paulo”, afirma o texto de apresentação do material.
Faça o download da sistematização completa do Ciclo de Seminários.