Igualdade de gênero é essencial para Metas do Milênio, afirma Ban

Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York

Secretário-Geral da ONU diz na abertura de reunião de alto nível do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas que é preciso investir nas mulheres; Ban Ki-moon afirma ser inaceitável que mães ainda morram no parto em pleno século 21.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira o investimento nas mulheres e ressaltou que essa é uma área onde o progresso mundial é mais urgente.

Ban participou em Nova York da abertura de segmento de alto nível do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Ecosoc, cujo encontro este ano tem como tema a igualdade de gênero e a capacitação feminina.

Libertadas

Segundo o Secretário-Geral, governos precisam mudar atitudes e políticas em relação a mulheres e meninas. Ban disse que a igualdade política, econômica e social é essencial para a realização de todas as Metas do Milênio.

Ele afirmou que, até que as mulheres e meninas sejam libertadas da pobreza e da injustiça, objetivos como paz, segurança e desenvolvimento sustentável estão em perigo.

Ban lembrou que as mulheres ocupam apenas 18% dos assentos parlamentares mundiais e que, de todas as Metas do Milênio, a de menor sucesso até agora é a saúde materna. Ban Ki-moon disse ser inaceitável que mães ainda morram no parto em pleno século 21.

Marco

O Secretário-Geral da ONU disse que 2010 é um marco para a questão de gênero, já que se comemora os 15 anos da Declaração de Pequim.

Ele saudou a decisão da Assembléia Geral pela fusão das 4 entidades de gênero das Nações Unidas e disse que isso vai significar um avanço para as necessidades de mulheres e meninas.

Para ouvir esta notícia clique em:http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/10062814i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/181800.html
_______________

Fonte: Rádio ONU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *