Seminário de Educação Inclusiva debate adolescência

Cerca de 400 professores da rede municipal de ensino de Indaial participaram na última quinta-feira (8), no Auditório Galileu Galileu, da primeira etapa do Seminário de Educação Inclusiva. Promovido pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), o evento teve como palestrante o Prof. Dr. Carlos Alberto Medrano. Novas atividades estão programadas para os dias 17 de agosto e 16 de setembro. As palestras contemplam ações da Secretaria Municipal de Educação de Indaial, com o intuito de melhor preparar os professores para as rotinas diárias de docência inclusiva.

Carlos Alberto Medrano – que proferiu palestra na manhã e tarde desta quinta-feira – falou sobre “Adolescência e Puberdade”. O palestrante debateu sobre as mudanças somáticas, tarefas na adolescência, alterações neurológicas (repercussão emocional), a relação escola/ensino/educador e o limite da agressividade. Medrano é graduado em Pscicologia, com  mestrado em Saúde Pública e Enfermagem e doutorado em Enfermagem. É professor titular do Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG).

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Prof.ª Liliane Lange Kloch, salientou que o treinamento vem ao encontro da necessidade de preparar os professores para atuar na inclusão escolar. “Prova disso são as 75 crianças com necessidades especiais que participam do ensino regular na rede municipal de ensino”. Professores da APAE também participaram do treinamento.

No dia 17 de agosto a palestra será ministrada pela Profª. Dr. Julianne Fischer, com o tema “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”. Já a Profª. MSc. Carolina dos Santos Maiola falará sobre “Interferências na Aprendizagem”, no dia 16 de setembro. As atividades acontecem das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
______________

Fonte: Uniasselvi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *