Inclusão afetiva, gênero e educação de jovens e adultos são alguns dos temas abordados no “Primeiro Seminário de Educação Inclusiva”, que começou ontem (19) e vai até sábado (24). O evento é a culminância da disciplina Filosofia da Educação, ministrada nos cursos superiores pelo professor Dastur Costa.
A cada dia um palestrante aborda um aspecto da educação inclusiva. O primeiro dia teve a participação do psicólogo do Campus Codó, Thiago Ribeiro. Ele utilizou música e dinâmicas que envolviam o contato físico para falar sobre a inclusão afetiva. “Na educação inclusiva os alunos devem aprender juntos, mas o ritmo de cada um deve ser respeitado”, explicou Thiago. Como o público do evento é formado por alunos dos cursos de licenciaturas, o palestrante também explorou o papel da afetividade no exercício do magistério. “O professor afetivo é aquele que conhece as diferenças existentes entre os alunos, estimula o desenvolvimento deles e também sabe colocar limites”.
Segundo Dastur Costa, a intenção do seminário é provocar a reflexão dos futuros professores sobre a educação inclusiva. “É interessante que os alunos dos cursos de licenciatura observem a realidade educacional que temos e a aquela que queremos”.
A estudante do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, Silvana Santos, acredita que o seminário contribui para que eles compreendam o novo contexto da educação. “Como futuros professores, nós precisamos saber lidar com as particularidades de cada aluno para que ele se sinta incluído”, observou Silvana.
O primeiro dia do seminário foi encerrado pelo Diretor Geral do Campus Codó, José Cardoso, que destacou a relevância do debate sobre a educação inclusiva nos cursos de licenciaturas. “Um dos objetivos do Campus Codó é oferecer uma formação de qualidade para os alunos da graduação, pois futuramente eles serão os professores do Instituto e também das instituições de ensino da região”.
_______________
Fonte: CEFET-MA