
O Centro Cultural Banco do Brasil promove encontro “DIVERSIDADE EM DESTAQUE”, em São Paulo
De 14 a 19 de setembro o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) promove uma série de debates sobre temas essencialmente ligados à cidadania.
Dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, de terça a sexta feira, a série de debates DIVERSIDADE EM DESTAQUE será realizada a partir das 19h30. Nos dias 18 e 19, sábado e domingo, a agenda do evento tem início a partir das 15h30. Os encontros são abertos à participação do público, que poderá retirar senhas com uma hora de antecedência. O acesso é gratuito e o local tem capacidade para 70 pessoas. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo. Informações referentes ao evento também podem ser obtidas pelos telefones: (11) 3113-3651 / 3113-3652.
Obs.: Veja mais informações e serviços, ao final do release.
A duração dos encontros é de duas horas e a participação do público compõe-se com a presença de pesquisadores, jornalistas, cientistas, personalidades da sociedade civil (negros, mulheres, gays, lésbicas, religiosos, idosos, pessoas com deficiências, etc), gestores públicos e especialistas em Direitos Humanos, para discutir a diversidade, abrangendo as suas várias facetas – sexual, racial, social, ideológica, religiosa e na educação. “Acreditamos que os temas escolhidos para os debates são aqueles mais relevantes no que diz respeito ao impacto social e que podem influir na vida cotidiana do cidadão”, explica a jornalista Roseli Tardelli, curadora de DIVERSIDADE EM DESTAQUE e mediadora das mesas.
A proposta da série de debates DIVERSIDADE EM DESTAQUE é analisar e traçar um panorama crítico e apontar possíveis caminhos de inclusão social referentes aos temas:
14/09 – Educação – 19h30;
15/09 – Diversidade social – 19h30;
MESA 02 – DIVERSIDADE SOCIAL – 15/09 – 19h30
“Idosos, portadores de deficiências ou patologias e a sociedade”
Terezinha Aparecida Teixeira da Rocha, presidente do Conselho Estadual do Idoso de SP;
Profª. Drª. Beatriz Regina Pereira Saeta, Professora titular da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie; graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) e doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001).
Flávia Cintra, jornalista e ativista dos direitos das pessoas com deficiência. Foi produtora e repórter do programa Teleton, maratona televisa exibida pelo SBT, entre 1998 e 2005. Trabalha há 15 anos no terceiro setor, tendo representado o Brasil no Comitê Ad Hoc, criado pela ONU para elaboração da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Foi consultora de Manoel Carlos, autor da novela “Viver a Vida”, exibida pela TV Globo entre setembro de 2009 e maio de 2010, que abordou a temática das pessoas com deficiência que vivem em cadeira de rodas, assessorando também a atriz Alinne Moraes na concepção da personagem Luciana. Atualmente é repórter do Fantástico, programa exibido pela TV Globo nas noites de domingo.
MESA 03 – DIVERSIDADE IDEOLÓGICA – 16/09 – 19h30
“Pensamento político e ideológico”
Mauro Chaves, editorialista e articulista do jornal O Estado de S. Paulo, desde 1981; comentarista político da Rede Gazeta de Televisão. Formado em Direito, Administração de Empresas, Filosofia, Cinema e Línguas, é jornalista, escritor, autor teatral, compositor e artista plástico;
Igor Fuser, Doutorando no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo (1982). Reuter Fellow pelo Green College, University of Oxford (1993). Mestrado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação Santiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP).
José Paulo Martins Junior, Graduado em Ciências Sociais, mestre em Ciência Política e doutor em Ciência Política (USP). Atualmente é professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e proprietário – Poliarquia Consultoria em Pesquisa. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, Brasil, partidos, políticas públicas e pesquisa.
MESA 04 – DIVERSIDADE RELIGIOSA – 17/09 – 19h30
“A prática religiosa e o papel do Estado”
Silas Guerriero, professor associado do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de são Paulo. Mestre e doutor em Antropologia, atua na área de pesquisa da Antropologia das Religiões, especialmente novos movimentos religiosos e religião na modernidade;
Aristeu Bertelli da Silva, secretário executivo do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE) de SP e membro da ACAT- Brasil (Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura).
Ester Lisboa, Graduada em Serviço Social, com especialização pela Universidade Mackenzie. Há 15 anos trabalha em consultoria e coordenação de projetos nas áreas de Educação, Saúde, e Serviço Social. Coordena há 12 anos a Pastoral de Gênero e Família do Conselho Latino Americano de Igrejas. É assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA desde 2002.
MESA 05 – DIVERSIDADE SEXUAL – 18/09 – 15h30
“Preconceito e os integrantes da comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis)”
Regina Facchini, graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995), mestra em Antropologia Social (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Pagu – Núcleo de Estudos de Gênero da UNICAMP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e política, movimentos sociais, gênero, sexualidade, homossexualidade e interseccionalidades (articulações entre marcadores sociais de diferença – sexualidade, gênero, classe, geração, cor/raça).
Claudia Wonder, artista, escritora, colunista e militante transexual pelos direitos humanos LGBTT;
Ricardo Tapajós, infectologista da Divisão de Clínica de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina (USP)*;
Alexandre dos Santos – presidente da Associação da Parada do Orgulho
GLBT de São Paulo.
MESA 06 – DIVERSIDADE RACIAL – 19/09 – 15h30
“Preconceito e diversidade racial”
Maria Aparecida de Laia, Coordenadora da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) da Prefeitura de SP;
Paulo Illes, coordenador geral do Centro de Apoio ao Migrante (CAMI);
Fernanda Lopes, oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do UNFPA Brasil. Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Saúde Pública pela USP e doutorado em Saúde Pública pela USP. No período de 2004 a 2007 foi coordenadora das ações de saúde do Programa de Combate ao Racismo Institucional, uma iniciativa que reuniu Governo Brasileiro e Agências do Sistema Nações Unidas, com apoio do Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional. Pesquisadora do Núcleo de Estudos para a Prevenção de Aids da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: vulnerabilidade, hiv/aids, combate ao racismo, raça/etnia e saúde, direitos humanos, mulheres, iniquidades em saúde, políticas públicas de saúde. Foi conselheira nacional de saúde. É membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde.
Fonte: CCBB