O Fórum Permanente de Educação Inclusiva, por meio de sua Comissão Executiva, tem a satisfação de convidar a todos para o primeiro encontro do Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região do Grande ABC, cuja pauta é dar continuidade ao planejamento e implementação do fórum.
A reunião ocorrerá no dia 7 de outubro de 2010, das 9h às 12h, no Cenforpe – Centro de Formação dos Professores, situado na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Bairro Planalto, em São Bernardo do Campo – SP.
Encaminhamos abaixo texto de apresentação do Fórum que estamos enviando aos municípios para divulgação – se puder, ajude a encaminhá-lo para o setor de Educação Especial – Educação Inclusiva de sua cidade!
Contamos com a participação de todos os município que compõem as sete cidades do ABC. Abraços e até lá! Comissão Executiva – FoPEI
DIVULGUEM PARA SEUS COLEGAS, CONTAMOS COM VOCÊS!!!
Visite o blog do FoPEI Grande ABC http://fgabc.blogspot.com
À Secretária de Educação Com cópia para o responsável pela Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial/Educação Inclusiva
O Fórum Permanente de Educação Inclusiva, iniciativa do MEC-SP em 1998, surgiu da necessidade de subsidiar os municípios para a crescente demanda de matrícula de alunos com deficiência na rede regular de ensino. Chamado inicialmente de Fórum Estadual de Educação Especial, passou a chamar-se de Fórum Permanente de Educação Inclusiva a partir de 2001, dada a perspectiva de subsidiar os participantes na construção de uma escola de qualidade para todos(as). Assim o Fórum vem se constituindo como um espaço importante de troca de experiências e de formação de educadores. Hoje, ele congrega além de representações de escolas e secretarias de educação dos municípios, universidades, instituições e pessoas que, de formas diferenciadas, têm vínculo com a educação inclusiva. Ao longo de doze anos de caminhada, consideramos este o momento oportuno para divulgar nossas ações no intuito de aproximarmos ainda mais o Fórum Permanente de Educação Inclusiva dos gestores municipais e estaduais. Atualmente contamos com os Fóruns Regionais do Alto Tietê, Região Metropolitana da Baixada Santista e Portal do Paranapanema, todos voltados às questões relativas a Legislação, Políticas Públicas, Parâmetros Curriculares e Projetos Pedagógicos, no nível local, trabalhando para aproximar as pessoas que compartilham essas experiências. Esta estratégia tem permitido uma discussão mais aprofundada das especificidades das políticas públicas educacionais em cada região, sustentada por nossa Carta de Princípios. Dentro deste objetivo, é com muita satisfação que convidamos o seu município para participar do primeiro encontro do Fórum Permanente de Educação Inclusiva da Região do Grande ABC, reunindo as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Solicitamos a divulgação do encontro junto aos profissionais da Secretaria de Educação, a fim de que possam participar desta iniciativa. A reunião ocorrerá no dia 7 de outubro de 2010, das 9h às 12h, no Cenforpe – Centro de Formação dos Professores, situado na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Bairro Planalto, em São Bernardo do Campo – SP.
Atenciosamente,
Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva
_________________
Carta de Princípios do Fórum Permanente de Educação Inclusiva
1. Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados.
2. Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender à singularidade humana e à pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.
3. Defendemos a cultura da diversidade em oposição à cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.
4. Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.
5. Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.
6. Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.
7. Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania.
Comissão Executiva do Fórum Permanente de Educação Inclusiva
_________________________________________