Cinco projetos de impacto social serão submetidos à plenária do Programa Geração MudaMundo, da Ashoka. Os aprovados receberão financiamento- semente de até R$ 2 mil para iniciar a sua implementação
No próximo dia 5 de novembro, sexta-feira, 14 jovens que concluíram a primeira etapa do Projeto IPE (Incluindo Pessoas Empreendedoras) irão fazer a defesa de seus projetos de impacto social para a banca examinadora do Programa Geração MudaMundo, da Ashoka Internacional.
O Projeto IPE é uma iniciativa do Instituto Paradigma, em parceria com a Ashoka pelo Programa Geração MudaMundo, organização mundial sem fins lucrativos, e o Instituto Social Santa Lúcia, com abrangência na região sul de São Paulo. Teve início em maio último, como um projeto-piloto destinado a desenvolver atitudes empreendedoras em jovens com e sem deficiência, residentes em regiões de vulnerabilidade social. Esta primeira iniciativa abrangeu a região do M´Boi Mirim e Campo Limpo. Dos 14 jovens que chegam à etapa final, 5 são deficientes visuais, sendo que 1 possui baixa visão, 2 são deficientes intelectuais, e 2 com deficiência física, sendo 1 cadeirante. A idade do grupo varia de 17 a 35 anos. Em comum, eles têm a vontade de aprender a viabilizar um projeto em sua comunidade.
“Foram dois encontros semanais com consultores do Instituto Paradigma, durante cinco meses, onde eles aprenderam a desenvolver um plano de ação que passa por diversas etapas: trabalho em equipe, conhecer a comunidade, estabelecimento de objetivos e metas, criação de estratégias, controle do orçamento e busca por parcerias. Divididos em grupos de trabalho, eles tiveram que aplicar os conhecimentos na elaboração de um projeto com impacto social, para defender sua ideia no Painel do dia 5 de novembro”, explica Marcela Carvalho, coordenadora do projeto no Instituto Paradigma.
Os cinco projetos que serão defendidos no próximo dia 5 de novembro receberam nomes e propósitos que refletem os sonhos e desejos dos participantes: Superando as Limitações: palestras sobre deficiência, do ponto de vista da pessoa com deficiência, para processos de inclusão em escolas e comunidades. Fábrica de Instrumentos VB: musicalização para crianças com xilofones feitos com material reciclado. Fazendo a Diferença: programas de esporte e lazer para crianças e terceira idade. Ponto de Encontro: programa de entrevistas, fóruns e debates dentro de uma rádio escolar. Dando Vida ao Cinza: embelezar os muros da comunidade com mosaicos e pintura.
O Instituto Paradigma continuará a orientar os jovens após a plenária, inclusive na implementação do projeto e da prestação de contas que eles terão que realizar, devido ao financiamento recebido. “Nosso objetivo é apoiar e desenvolver atitudes empreendedoras nos jovens, capacitando-os para empreender em grupo. Queremos transmitir a importância da cooperação, inclusão e responsabilidade social”, afirma Marcela.
Sobre o Instituto Paradigma
O Instituto Paradigma é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Sua missão é promover a inclusão social de pessoas com deficiência, auxiliando organizações públicas e privadas na construção e gestão de projetos sustentáveis para ampliar o exercício da cidadania. Para mais informações, acesse: http://www.institutoparadigma.org.br. Siga o Instituto Paradigma também no Twitter: http://www.twitter/IParadigma
Sobre o Programa Geração MudaMundo
O Geração MudaMundo é um Programa Global da Área de Juventude da Ashoka (www.ashoka.org.br), uma organização mundial sem fins lucrativos, pioneira no trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com idéias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. O Programa, hoje presente em 167países e atuante no Brasil desde 2006, foi constituído a partir dos avanços realizados na discussão do protagonismo juvenil e da crescente demanda da juventude brasileira em se engajar socialmente, necessitando de apoios práticos, tanto metodológicos quanto financeiros, para implementar suas iniciativas sociais. O Geração MudaMundo surge, então, com o propósito de fortalecer o conceito e a prática do empreendedorismo social da juventude brasileira, estimulando que as novas gerações criem iniciativas próprias, partindo dos seus sonhos e anseios de mudança, transformando-as em pequenos empreendimentos sociais. Desta forma, o programa contribui também de forma estratégica para o fortalecimento da visão da Ashoka: Todo mundo pode mudar o mundo.
Sobre o Instituto Social Santa Lúcia
O Instituto Social Santa Lucia desenvolve projetos e serviços no âmbito da Assistência e Desenvolvimento Social de forma a colaborar com a implantação do Sistema Único de Assistência Social, em especial na cidade de São Paulo, através da co-responsabilidade na execução de serviços sócioassistenciais de proteção social especial e básica.
O Instituto sela seu compromisso com a Política Nacional de Assistência Social, buscando atuar em consonância com os princípios de proteção social, vigilância sócioassistencial e defesa de direitos em todas as ações que desenvolve. Além de colaborar com no processo de produção do conhecimento e aprimoramento da prática profissional por meio da Escola de Formação Cidadã do Instituto Social Santa Lúcia.
Informações à Imprensa:
INSTITUTO PARADIGMA Nilza Botteon/ Carina Viana
Ecco Press Comunicação
11. 5543.0039/ 8326.8409
nilza.botteon@eccopress.com.br
______________________
Fonte: Instituto Paradigma