Carta Aberta em Defesa da Diferença e da Bibliodiversidade

LIBRE - Liga Brasileira de Editoras Independentes

A Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) divulgará na próxima Primavera na Cultura – São Paulo | 2010, que ocorre de 01 e 15 de novembro, Carta Aberta em Defesa da Diferença e da Bibliodiversidade. Endereçada aos candidatos eleitos para a presidência e governos estaduais e para os Legislativos Federal e Estaduais, bem como aos ocupantes de mandatos na esfera municipal, o documento propõe que o mercado editorial independente ocupe uma posição central na elaboração das políticas públicas para o livro e a leitura. A Carta Aberta será entregue a todos os participantes da Primavera na Cultura.

A LIBRE e suas editoras associadas defendem a execução de uma política pública de Bibliodiversidade, com medidas concretas, como adoção de cotas para editores pequenos e médios nas compras governamentais, fortalecimento das bibliotecas públicas, implementação do preço único e a criação de uma câmara do livro digital, por entenderem que um país com novos potenciais de desenvolvimento depende, principalmente, da democratização da arte e do conhecimento. “Embora nossos catálogos abriguem livros muito conhecidos, vários best sellers, nossa principal contribuição para a cultura brasileira está na diversidade, e é com a arma da Bibliodiversidade que enfrentamos as mais difíceis condições que o mercado nos impõe”, afirma Cristina Warth, presidente da LIBRE.

Sobre a Primavera na Cultura – São Paulo | 2010

Com o título Primavera na Cultura, o evento de promoção das editoras independentes promovido pela Libre ocorre na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, entre os dias 01 e 15 de novembro de 2010. Neste período, obras do catálogo de mais de 100 editoras independentes, responsáveis em grande medida pela diversidade de títulos do mercado livreiro brasileiro, ganharão destaque especial na Livraria.

Repleta de novidades, a edição do evento deste ano contará com o lançamento de dois concursos. Durante a apresentação do “Prêmio Estímulo à Cultura”, Eliana Sá, vice-presidente da LIBRE, revelará os detalhes dos Concursos Culturais Primavera dos Livros.

Além disto, a Livraria Cultura será palco de uma extensa programação de eventos gratuitos para o público adulto e infantil, sob a curadoria da Libre. Na Primavera na Cultura, editores, autores e intelectuais de diversas áreas do conhecimento refletirão sobre temas envolvendo pluralidades e diversidades – étnicas, políticas, de gênero, artísticas e literárias. Está prevista, também, uma intensa agenda de debates sobre temas ligados à diversidade e às diferenças – políticas, sociais, étnicas e de gênero.

Agenda:

Primavera na Cultura – São Paulo|2010
De 01 a 15 de novembro de 2010, das 9h30 às 21h30
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3170-4033 ou pelos sites: www.livrariacultura.com.br/eventos e www.libre.org.br
Curadoria: Marília Schumann e André Valuche

Mais informações para a imprensa:
Primavera na Cultura e LIBRE
E credenciamento
Marília Schumann (marilia@bansen.com.br)
Clean Barros (clean@bansen.com.br)
Telefone: (55 11) 5539-2344
BANSEN & Associados
www.bansen.com.br

Sobre a Libre:
Desde 2001, as editoras independentes do país organizam um evento anual, no Rio e em São Paulo, para promover a produção dessas empresas, responsáveis por um acervo de 10.000 títulos em catálogo e 2.400.000 de exemplares impressos por ano. O sucesso do evento e a importância dessas editores no mercado deram origem, em 2002, à Liga Brasileira de Editoras (LIBRE), rede independente que trabalha cooperativamente em busca de reflexão e da ação para a ampliação do público leitor, do fortalecimento das empresas editoriais independentes e da criação de políticas públicas em favor do livro e da leitura. Além de buscar práticas para preservar a bibliodiversidade. Desde então, a LIBRE, que atualmente reúne mais de 100 editoras de vários pontos do Brasil, promove e realiza suas Primaveras, anualmente, no eixo Rio-São Paulo.

____________

Fonte: LIBRE

One Comment

  1. Excelente iniciativa da LIBRE (da qual fiz parte como proprietário e editor de uma pequena editora) de buscar na diversidade um argumento legítimo para uma política responsável de estímulo aos pequenos editores.
    Espero que nessa proposta estejam os livros disponibilizados em arquivo digital, compatíveis com os leitores de tela. Tomara que a surrada discussão sobre a evasão de direitos autorais ao se disponibilizar livros em formato digital receba um enterro digno. Inclusive por parte dos pequenos editores.

    Saudações,

    Baggio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *