Há seis anos em Fortaleza, ONG cuida de crianças e jovens com síndrome de Down

Imagem da passeata da Existir durante o Dia Internacional da Síndrome de Down

Após ser pai de duas crianças portadoras de síndrome de Down e não encontrar unidades que dessem apoio aos portadores, principalmente a crianças, Domingos Sávio Timbó resolveu criar, por conta própria, em 2004, a Organização Não-Governamental (ONG) Existir. Com seis anos de existência em Fortaleza, a ONG é responsável por dar atenção a crianças e jovens que possuem síndrome de Down.

A Existir foi criada com a missão de estimular o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e jovens com Down por meio da educação, integração, socialização e profissionalização e hoje cuida de aproximadamente 30 crianças.

Localizada no bairro Bela Vista, conta com a luta diária de voluntários divididos em psicopedagogas, fonoaudiólogos em formação, oftalmologistas, fisioterapeutas e nutricionistas.

Uma das voluntárias da Existir, a psicopedagoga Cláudia Garrido, conta que recebeu um convite por rede social para conhecer a associação e, desde então, não deixou mais o lugar. “Se tivesse condição de me manter só aqui, deixaria o consultório”, diz ela.

Apesar do apoio dos voluntários, a Associação Existir carece de recursos que possam ajudar ainda mais nessa batalha pela felicidade.

Serviço:

ONG Existir
Rua Viriato Ribeiro, 900 – Bela Vista – Fortaleza-CE
Contato: 3293.69677/8117.9089

____________

Fonte: O Povo

4 Comments

  1. gostaria de ser volutaria na ong,moro em joão pessoa, mas por amor aos portadores dessa sindrome gostaria de passar uma temporada com eles ajudando no que fosse possivel, tenho o curso de teologia,sei que de alguma forma e com o coração cheio de fé , meu curso pode ajudar no sentido de apresentar DEUS a essas pessoas lindissimas,preciso muito agradecer a DEUS por tudo que ELE tem me dado de bençãos em minha vida.meu telefone é 83-99042270,meu e-mail:dalete_rgs@hotmail.com, sou catolica,sou mãe de 3 rapazes ja formados, tenho uma neta com 7 anos, e hoje me vejo sozinha dentro de casa,com sindrome do panico,então por orientação e terapia, foi-me aconselhavel me dedicar a alguma coisa que desse sentido a minha vida.e desejo fortemente ajudar voces.porque sei que so tenho a aprender com voces da ong.aguardo ansiosamente uma resposta,com carinho, NAIR ANTONIA COELHO.

  2. Sou estudante de Serviço Social da Faculdade Cearense em Fortaleza, gostaria de saber como faço para realizar uma pesquisa nesta instituição e se tem profissional de Serviço Social para realizar a entrevista e falar de sua atuação por favor preciso de uma resposta.

  3. Boa noite,

    O Poder Público, que tem reconhecido a sua própria ineficiência no desenvolvimento de atividades, culturais, esportivas, assistenciais, etc, junto das populações, tem valorizado e apoiado a atuação das associações sem fins lucrativos, do Terceiro Setor, porém, nem sempre da forma mais desejada pelas mesmas. Diariamente, um elevado número desses espaços organizacionais, debatem-se com a falta de recursos e pontualmente socorrem-se de doações de populares e empresários e/ou da organização de eventos realizados isoladamente, mas nem sempre com o alcance ideal.

    Face aos inúmeros desafios, instados pela posse de um orçamento incerto e insuficiente, por um lado, e as crescentes necessidades, por outro lado, muitas destas associações, hoje, criam equipas de consultores devidamente treinados, ou pequenas empresas especializadas na captação de recursos. É justamente nessa lógica que desenvolvo o meu trabalho de captador de recursos, desde de 2006 até ao presente momento.

    A preparação teórica, que a minha licenciatura em Sociologia me dotou, aliada á minha experiência no âmbito das vendas e do marketing direto, constituíram, em conjunto duas ferramentas valiosas, que me permitiram obter sucesso na recolha de doações, ao longo dos últimos 7 anos. Porém, acredito firmemente que o sucesso duradouro, não decorre apenas da preparação teórica e do comprometimento com os objetivos propostos. Uma postura ética, credível, responsável e transparente apresenta-se como um dos principais vetores para o êxito ,e, naturalmente, para a manutenção de parcerias sólidas e duradouras.

    A minha atuação, enquanto captador de recursos, visa fundamentalmente a organização de eventos, de vária ordem, designadamente, almoços/jantares, provas de atletismo, shows musicais, entre outras atividades. A captação de recursos financeiros, por meio da venda de brindes, em espaços comerciais, tem se revelado, em várias regiões da Europa como um dos canais mais importantes na geração de receitas para as associações que atuam na área social, e acredito convictamente que esta metodologia de trabalho tornar-se-ia uma mais valia para a Inclusive.

    É com muito interesse que gostaria de conhecer o vosso espaço organizacional, aproveitando a oportunidade para fornecer mais informações concernentes à minha metodologia de trabalho, no âmbito da captação de recursos. Em anexo segue o meu Curriculum Vitae, com algumas informações sobre o meu percurso profissional e escolar.

    Muito respeitosamente,

    Marcelo Ramos Margarido

    Celular: (Oi) 85 – 8771-2780 ; (Tim) 85 – 9914-6026
    …………………………………………………………………
    Marcelo Ramos Margarido
    Português, Casado, 41 anos.
    Permanência definitiva, com base em casamento.
    Rua Demostenes de Carvalho; Nº 615; Apartamento 02
    Bairro, Vila Ellery; Cep: 60320440 – Fortaleza/Ceará
    Telefone: (Oi) 85 – 8771-2780 E-mail: marcelo.ramos.margarido@gmail.com

    OBJETIVO

    Captação de Recursos

    FORMAÇÃO

    • Licienciatura em Sociologia, pela U.L.H.T, de Lisboa.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    • 2006-2013 – Arco Iris– IPSS/ONG

    Cargo: Iniciei a minha atividade como consultor autônomo do Arcos Iris, em 2006. 3 meses depois, em virtude dos meus bons resultados, fui promovido a coordenador da região do Algarve, desta Ipss/Ong, tendo desempenhado este cargo durante o período de 1 ano e 9 meses. De 2008 ao presente momento, coordenei, a nível Nacional, o departamento que prepara e organiza as equipas, que angariam os recursos financeiros, junto da população portuguesa, nomeadamente em feiras, shoppings, e outros espaços comerciais, e também junto do tecido empresarial português. A credibilidade e seriedade conquistadas, pelo Arco Iris, valeu-lhe o estabelecimento de diversas parcerias com empresas de renome em Portugal.

    Principais atividades: Agendamento de campanhas para captação de recursos financeiros, e realização das mesmas, principalmente em recintos comerciais e industriais.
    Acompanhamento, no terreno, do trabalho desenvolvido pelos consultores.

    • 1998-2006 – Clube Praia da Oura/Ponta Grande Resort/Dom Pedro Hotels/Clube Albufeira

    Cargo: Consultor de vendas e Gerente de Vendas.

    • Principais atividades: Atendimento de potenciais clientes, com o objetivo de fideliza-los a um sistema de férias, que põe a tónica na qualidade, na economia e na flexibilidade. Apresentava o referido produto e as suas vantagens, concluindo a reunião com a negociação que conduzia á venda.

    • 1991-1998 – Raio Azul – Fechaduras de Alta Segurança e Portas Blindadas.

    • Cargo: Gerente.

    • Principais atividades: Acumulava essencialmente 3 funções, designadamente a gestão dos recursos materiais, humanos e o atendimento comercial. Fui responsável pela abertura e estabelecimento da loja nº 2, Raio Azul.

    QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS

    • Francês – Avançado. O francês é a minha língua materna.
    • Inglês – Regular.
    • Diversos cursos e ações formativas no âmbito das Vendas e da Motivação.
    • Frequência do segundo ano de, Gestão de Recursos Humanos, da U.L.H.T (1996).
    • Curso de Hipnose, no Grupo Português de Hipnose e Motivação.
    • Curso do Método RAF de Organização mental – PNL
    • Curso de Meditação, realizado na União Budista de Lisboa.

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    • O atletismo ocupa um lugar central na minha vida. Esta prática esportiva diária, é fundamental para o meu equilíbrio psícofísico.
    • Premiado diversas vezes pelos meus resultados, quer no âmbito da hotelaria, quer pelo meu trabalho realizado na IPSS/ONG, Arco Irís.
    • A minha disponibilidade é total e imediata.

  4. NOTA SOBRE DOAÇÃO
    O Curso Prático de Desenho Livre (C P D L), entidade sem fins lucrativos, ministrado pelo desenhista/ilustrador, Carlos César; está recebendo doações de:
    livros de Artes; Gibis; Computadores etc.
    C P D L
    CURSO PRÁTICO DE DESENHO LIVRE
    GRÁTIS
    MONITOR: Carlos César A. Rocha
    DURAÇÃO: 40h ( 5 meses )
    DIAS: Aos sábados – HORÁRIO: 02:00h as 04:00h
    IDADE: 09 A 13 anos.
    LOCAL: Rua. Adalberto Malveira, 1883- Jardim Jatobá- Cep- 60.732-290.
    Fortaleza- CE-Brasil - (85) 8543- 6445
    e- mail: karloscesar2011@gmail.com
    OBJETIVO DO CURSO:
    – Desenvolver a criatividade do ser humano;
    Ajudar nas tarefas escolares;
    Lazer; Um futuro profissional.
    “ Não te furtes de fazer o bem estando na tua mão o poder de fazê- lo “ (Provérbios 3:27)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *