06 a 08 de novembro de 2008
Em uma grande parceria do Grupo CIPA com a revista REAÇÃO, irá acontecer pela primeira vez uma feira profissional voltada para soluções em acessibilidade, reabilitação e inclusão no estado de Santa Catarina.
Segundo o dicionário, acessibilidade é a “condição de acesso aos serviços de informação, documentação, comunicação e a qualquer lugar”.
Reabilitação é a “restauração à normalidade, ou ao mais próximo possível dela, de forma e de função alteradas por algum tipo de lesão”.
E também pelo mesmo dicionário, inclusão é “o ato de incluir pessoas na plena participação de todo o processo educacional, laboral, de lazer etc, bem como em atividades comunitárias e domésticas”.
Mas para atender a estas três palavras, são necessárias soluções em forma de conhecimento e equipamentos.
Este foi o objetivo desde o nascimento deste projeto, que está tendo continuidade agora, na segunda edição da REACESS – Feira Nacional de Acessibilidade, Inclusão e Reabilitação, uma feira que é a “irmã mais nova” da REATECH – Feira Interna-cional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece na cidade de São Paulo há sete anos, e é considerada hoje, a 3ª maior feira do mundo voltada ao tema. Ou seja: tudo que as pessoas encontram na REATECH, pode ser visto também na REACESS, porém, de forma mais compacta.
Temos certeza que os visitantes encontrarão soluções para acessibilidade, reabilitação e inclusão na REACESS, assim como as principais entidades do estado, que lutaram durante muito tempo para que uma feira como esta acontecesse em Santa Catarina.
A REACESS nasceu para viajar o Brasil. Ao contrário da REATECH, que sempre acontece na capital paulista. A primeira REACESS aconteceu no Rio de Janeiro. E agora, é a vez de Santa Catarina contar com tudo o que há de melhor e mais moderno em tecnologia para pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas ou múltiplas, bem como seus familiares e profissionais da área.
Esperamos com a II REACESS, atender às necessidades não só dos milhares de portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, mas de todos aqueles envolvidos de alguma forma nesta questão no Estado.
E a partir deste ano, também numa iniciativa pioneira e inovadora, a REACESS passará a incorporar os representantes da chamada “melhor idade”. Juntamente com a II REACESS, será realizada em Santa Catarina, a 1ª FEIRA NACIONAL DA PESSOA IDOSA, que trará à esta imensa camada da população brasileira, soluções e condição de uma melhor qualidade de vida.
Assim, desejamos uma grande feira a todos e que a expectativa dos participantes, quer sejam visitantes ou expositores, sejam plenamente atendidas.