Escola de Gente comemora resultados das oficinas gratuitas para jovens artistas



Roda de jovens de mãos dadas em uma sala ampla
Roda de jovens de mãos dadas em uma sala ampla

Oficinas de Arte e Inclusão da Escola de Gente são coordenadas pelo grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro e Mobilização pela Diversidade, envolvem dezenas de profissionais, formam 35 jovens artistas com um olhar inclusivo e dão origem a um novo espetáculo teatral totalmente acessível, o Um amigo diferente?, que entrará em cartaz em junho de 2011 no Teatro Oi de Botafogo. Tatá Werneck, VJ da MTV, idealizadora e fundadora de Os Inclusos e os Sisos, deu aulas de improvisação teatral nas Oficinas de Arte e Inclusão da Escola de Gente, compartilhando sua expertise em comédia.

O projeto Um amigo diferente? tem patrocínio da MRS Logística e da White Martins por meio do apoio da Lei de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura. O objetivo do projeto é criar e apresentar no Brasil um espetáculo infanto-juvenil com todas as acessibilidades previstas em lei: audiodescrição, intérprete de língua de sinais brasileira, subtitulação eletrônica e programas em braile, entre outras. O texto é inspirado na obra infantil de Claudia Werneck, Um amigo diferente?, publicada pela WVA editora no ano de 1995 e traduzida para o espanhol e o inglês.

A Escola de Gente segue fortalecendo a juventude como formadora e multiplicadora de uma sociedade inclusiva, como prevê o seu Programa de Juventude pela Inclusão, o JUV.IN. Das Oficinas de Arte e Inclusão sairão novos(as) atores, atrizes, assistentes de direção, de luz e de cenário que integrarão o novo espetáculo.

Resultado das Oficinas – 75 jovens artistas com e sem deficiência inscritos(as); 35 selecionados(as); 11 Oficinas de Arte e Inclusão realizadas de novembro a dezembro de 2010; 105 publicações da Escola de Gente distribuídas em formatos acessíveis e 83 horas de formação até dezembro de 2010. Dos(as) 35 jovens artistas que participaram da primeira etapa, 14 foram convidados(as) para a segunda fase das Oficinas de Arte e Inclusão, iniciadas em janeiro. Dos 14, 10 passarão a integrar o novo espetáculo da Escola de Gente com estreia marcada para julho de 2010 no teatro Oi, em Botafogo, no Rio.

Jovens reeditores(as) – O processo de criação do novo espetáculo envolve os cinco jovens que fundaram e mantiveram o projeto Os Inclusos e os Sisos de 2003 a 2011 e que agora, cada vez mais, se dedicam a formar outra geração de jovens artistas com sensibilidade e conteúdo para levar o tema da inclusão para a cultura. Diego Molina, ator e dramaturgo, é diretor e autor da peça, com a supervisão de Bosco Brasil. Marcos Nauer, ator, coordena as Oficinas e faz a assistência de direção. O ator Bruno Perlatto, também integrante da primeira formação de Os Inclusos e os Sisos, fará o figurino. Natalia Simonete é a coordenadora do projeto. Os atores Fabio Nunes e Victor Albuquerque, que foram selecionados em 2009 na segunda formação do grupo, também participaram das oficinas apoiando artística e logisticamente todo o processo.

Seleção artística – Os(as) jovens foram selecionados(as) para as Oficinas de Arte e Inclusão a partir de uma convocação pública. As formações aconteceram nos meses de novembro e dezembro de 2010 no Centro Cultural Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Nestes encontros, os(as) jovens aprenderam novos conteúdos sobre inclusão, acessibilidade e não-discriminação relacionando-os com a prática cultural, seja como ator/atriz, figurinista, dramaturgo(a), iluminador(a) e outras profissões desta área.

Reflexão e conteúdo – O objetivo é que os(as) participantes experimentassem impasses e encontrassem soluções para sempre garantir o direito à participação e à comunicação de pessoas com deficiência em espetáculos de teatro. As aulas também tiveram a participação de especialistas convidados(as), como: o diretor Moacir Chaves; a preparadora corporal Duda Maia; a dramaturga Julia Spadaccini; a atriz Suzana Saldanha; o cenógrafo Sérgio Marimba; a audiodescritora Nara Monteiro e o intérprete da Língua de Sinais Brasileira, Jadson Abraão.

Oficina Inclusiva – Claudia Werneck e os(as) Oficineiros(as) da Inclusão, Danielle Basto e Bruno Perlatto, realizaram uma Oficina Inclusiva – metodologia criada pela Escola de Gente – para a juventude que está sendo formada pelas Oficinas de Arte e Inclusão. As Oficinas Inclusivas foram premiadas como uma das ideias inovadoras pelo Prêmio Ashoka McKinsey 2002 e são consideradas uma tecnologia social por seu baixo custo, sua replicabilidade e sua capacidade de transformação social.

Encerrar para recomeçar – Para o encerramento da primeira fase, em dezembro de 2010, os(as) jovens apresentaram em um evento especial algumas esquetes criadas a partir de exercícios nas Oficinas de Arte e Inclusão. Receberam os certificados de participação das mãos de Elaine Sperb, gerente corporativa de responsabilidade social, e Fátima Aleixo, analista de relações trabalhistas e sociais, ambas da MRS Logística, e de Daniela Melina, responsável pela assessoria de imprensa da White Martins. A cerimônia de formatura aconteceu no dia 21 de dezembro, na Escola Estadual de Teatro Martins Pena, com a presença de Claudia Werneck e Hércules Soares, superintendente financeiro da Escola de Gente. O evento contou com intérprete da Libras.

Acessibilidade física – As oficinas aconteceram no Centro Cultural Carioca, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O local foi escolhido por sua localização, facilitando o acesso das pessoas que moram nas áreas mais distantes e por possuir acessibilidade para pessoas com deficiência.

Fonte: Escola de Gente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *