Encontro Estadual de Orientadores e Supervisores
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
25 de março de 2011
Sede da ANEC-RS
Objetivos:
Qualificar a prática pedagógica para a construção de Escolas Inclusivas, dando visibilidade aos processos de discriminação de raça/etnia, gênero, sexualidade, geração e necessidades educativas especiais. Discutir a necessidade de reformulação de ordem curricular, na perspectiva de uma renovação pedagógica que atente para a diversidade cultural.
Qualificar a prática pedagógica para a construção de Escolas Inclusivas, dando visibilidade aos processos de discriminação de raça/etnia, gênero, sexualidade, geração e necessidades educativas especiais. Discutir a necessidade de reformulação de ordem curricular, na perspectiva de uma renovação pedagógica que atente para a diversidade cultural.
Justificativa:
Os movimentos sociais em prol dos direitos humanos contribuíram para que pessoas, colocadas à margem, conquistassem o direito de plena participação social e, tais conquistas estão orientando para a reformulação de marcos legais nos sistemas educativos. Um marco histórico foi a Declaração dos Direitos Humanos de Viena (UNESCO, 1993) que trouxe o Princípio da Diversidade, colocando o direito à igualdade no mesmo patamar do direito à diferença: “o reconhecimento da pluralidade de sujeitos portadores de direitos e de seus direitos específicos como parte integrante e indivisível da plataforma universal dos Direitos Humanos” (p.7). Introduziu-se assim a Ética da Diversidade na implantação da Política Inclusiva, um desafio para a Educação Brasileira. Desta forma, o Ministério de Educação de nosso país vem disseminando nacionalmente a política de educação inclusiva e espera que as escolas realizem ações que coloquem como prioridade a ampliação do acesso e do atendimento educacional especializado, criando as condições necessárias para a inclusão no ensino regular, propiciando participação e aprendizagem de todos os alunos e possibilitando o avanço às demais etapas e níveis de ensino. Assim sendo, os sistemas educativos devem se transformar para realizar uma educação inclusiva que responda à diversidade dos alunos sem discriminação. Espera-se, com este estudo, contribuir no desenvolvimento da formação docente a partir da reflexão sobre o tema abordado e, para que sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas propiciando a TODOS os alunos o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.
Os movimentos sociais em prol dos direitos humanos contribuíram para que pessoas, colocadas à margem, conquistassem o direito de plena participação social e, tais conquistas estão orientando para a reformulação de marcos legais nos sistemas educativos. Um marco histórico foi a Declaração dos Direitos Humanos de Viena (UNESCO, 1993) que trouxe o Princípio da Diversidade, colocando o direito à igualdade no mesmo patamar do direito à diferença: “o reconhecimento da pluralidade de sujeitos portadores de direitos e de seus direitos específicos como parte integrante e indivisível da plataforma universal dos Direitos Humanos” (p.7). Introduziu-se assim a Ética da Diversidade na implantação da Política Inclusiva, um desafio para a Educação Brasileira. Desta forma, o Ministério de Educação de nosso país vem disseminando nacionalmente a política de educação inclusiva e espera que as escolas realizem ações que coloquem como prioridade a ampliação do acesso e do atendimento educacional especializado, criando as condições necessárias para a inclusão no ensino regular, propiciando participação e aprendizagem de todos os alunos e possibilitando o avanço às demais etapas e níveis de ensino. Assim sendo, os sistemas educativos devem se transformar para realizar uma educação inclusiva que responda à diversidade dos alunos sem discriminação. Espera-se, com este estudo, contribuir no desenvolvimento da formação docente a partir da reflexão sobre o tema abordado e, para que sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas propiciando a TODOS os alunos o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.
Metodologia: Apresentação de aspectos teóricos gerais sobre o tema Educação e Diversidade, no sentido de propor nova dimensão aos fundamentos e concepções do fazer pedagógico, para a construção de um currículo que acolha as diferenças presentes no contexto escolar; debate sobre as idéias expostas pelas assessoras; relato de experiências, trato pedagógico conferido pela escola e encaminhamentos – em pequenos grupos; plenária.
Assessoria:
Dra. Marlene Rosek – PUCRS
Dra. Leunice Martins de Oliveira – PUCRS
Dra. Marlene Rosek – PUCRS
Dra. Leunice Martins de Oliveira – PUCRS
Bom dia.Gostaria se possível mais detalhes sobre este encontro.Inscrição,horário.Desde já agradeço.