Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado com tristeza no DF
A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 02 de Abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento mundial tem como objetivo dar mais atenção ao transtorno do espectro autista, que hoje é mais comum em crianças do que AIDS, diabete e câncer juntos. Estima-se que o Brasil tenha hoje em torno de 2 milhões de pessoas autistas. Vários pontos turísticos do mundo estarão iluminados de azul (cor definida para o autismo) no dia 02 de abril.
Em 2011, a CLDF – Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou o Projeto de Lei 1.195-2009 – Lei do Autismo do DF, que institui a Política Distrital Integrada de Atendimento à Pessoa Autista, porém o mesmo foi vetado na integra pelo atual Governador do DF.
Este Projeto de Lei inclui o Autista como pessoa com deficiência, podendo assim beneficiar-se dos mesmos direitos das demais pessoas com deficiência, bem como dá outras providências nas áreas de educação, saúde, definindo assim as diretrizes para uma política de Atenção Integral voltada para o diagnóstico precoce e para o tratamento dos sintomas da Síndrome do Autismo. Em outros estados como Bahia e Paraíba, e cidades como o Rio de Janeiro, lei semelhante a esta já foi aprovada e é realidade para os Autistas e suas famílias.
Entre as celebrações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo diversos espaços e monumentos como o Senado Federal e o Cristo Redentor serão iluminados com a cor azul, mas no Distrito Federal, o Governador Agnelo apaga a esperança de pais e pessoas com autismo, ansiosas de políticas que garantam um atendimento adequado ao vetar a Lei do Autismo no DF.
O MOAB – Movimento Orgulho Autista Brasil, a AMA-DF e seus parceiros promoverão em Brasília:
Votação da Lei Federal do Autismo
Data: 31/03/2011 (quinta-feira) às 9h
Local: Senado Federal – Comissão de Direitos Humanos
Audiência Pública em comemoração ao Dia Internacional do Autismo
Data: 31/03/2011 (quinta-feira) às 11h
Local: Senado Federal – Comissão de Assuntos Sociais
Exposição em comemoração ao Dia Internacional do Autismo
Data: 31/03/2011 (quinta-feira) a partir das 9h
Local: Superior Tribunal de Justiça (STJ)
4º Encontro da Conscientização Mundial do Autismo
Tema: “A Lei do Autismo do Distrito Federal”.
Data: 01/04/2011 (sexta-feira) às 19h
Local: Auditório do bloco 3 do UniCEUB (SEPN 707/907)
Blitz do Autismo com entrega de panfletos e conscientização
Data: 02/04/2011 (sábado) das 9 às 11 horas
Local: BR040, km zero, próximo à entrada de Santa Maria-DF, ao lado do posto da Polícia Rodoviária Federal
Iluminação do Senado Federal
Data: 02/04/2011 (sábado), às 18 horas
Local: Rampa do Senado Federal
*Nos demais estados e cidades brasileiros onde há coordenação do MOAB, a programação para o Dia Internacional do Autismo é de responsabilidade de cada Coordenador.
*todos eventos são gratuitos e abertos ao público em geral
Para obter mais informações:
Adriana Alves (Presidente do MOAB): (61) 99018192
Eloisa Masson (Diretora de Eventos do MOAB): (61) 9333-2042
Mais informações sobre Autismo e o MOAB
Autismo
O autismo é um transtorno do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes dos 3 anos de idade. Este transtorno compromete todo o desenvolvimento psiconeurológico, afetando a comunicação (fala e entendimento) e o convívio social.
Por ainda não ter uma causa específica definida, é chamado de Síndrome (=conjunto de sintomas) e foi primeiro classificado em 1943 por Leo Karner. Hans Asperger pesquisou e em 1944 classificou a Síndrome de Asperger, um dos espectros mais conhecidos do Autismo; em grosso modo, um “autismo brando”. Ao conjunto de determinadas variações, chamamos de Espectro do Autismo, pois se somam às características autistas outras específicas de cada grupo de diferentes sintomas.
Como em qualquer síndrome o grau de comprometimento pode variar do mais severo ao mais brando e atinge igualmente todas as raças e classes sociais em todos os países do mundo. O autismo é geralmente diagnosticado por um médico neuropediatra ou por um psiquiatra especializado em autismo.
Os números de estatísticas nacionais nos EUA confirmam 1 caso de autismo em cada 100 crianças em 2009 (fonte: Centers for Disease Control, EUA). A ASA – Autism Society of America – estima que existam atualmente 1,5 milhões de americanos afetados pelo autismo. O mesmo quadro tem sido observado no Reino Unido. Estes números tornam a desordem mais comum do que o câncer infantil, o diabetes e a AIDS.
MOAB
O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) é uma ONG sem fins lucrativos, que foi fundada em 2005 por pais de pessoas diagnosticadas Autistas, para demonstrar a sua satisfação pessoal com a melhoria da qualidade de vida de seus filhos, através do desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, tendo o acesso às intervenções que são necessárias, de acordo com as diferenças que cada um de nós possui.
Tendo por meta principal trabalhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas Autistas e de suas famílias é que o MOAB realiza ações como o Desabafo Autista/Asperger e a Blitz do Autismo; além de promover palestras, audiências públicas, seminários e cursos, sempre divulgando a causa que representa.
Orgulho Autista
É fundamental que os pais tenham o sentimento de orgulho em relação aos seus filhos. Para os pais que possuem filhos autistas, isto só é possível com o acesso a terapias precocemente administradas, educação especializada e toda uma dinâmica que envolva a família do sujeito autista com informações e atitudes em relação a essas pessoas.
“Temos orgulho de nossos filhos e do seu esforço pela superação diária das suas limitações. Não esperamos uma cura, mas faremos o que for preciso para que o seu desenvolvimento não seja prejudicado pela falta de atenção ou conhecimento do governo, médicos, professores e da sociedade. Precisamos de políticas públicas, de diagnóstico, de tratamento e de aceitação; condições fundamentais para um melhor desenvolvimento do indivíduo autista e para uma melhor qualidade de vida para sua família”.
Como educador e principalmente por trabalhar com alunos com diversidades funcionais sinto-me engajado nesta luta que é de TODOS!!!
abraço
Penso que qualidade de vida deve ser algo que os governantes devem procurar facilitar o acesso a todos os CIDADAÕS independente de quaisquer diversidades que possam interferir na maior /menor facilidade de socialização,desenvolvimento psico neurológico ou qualquer outrasíndrome/sintoma que,por acaso, não atinjam a maioria mas nem por isso deve-se,sob alegação alguma dificultar-lhes o acesso ao pleno exercício da CIDADANIA…
Engraçado soude Brasilia ,mas nao vi e nao soube de nada disso… Porque as coisas tao importantes como esta , na9o sao tao9 divulgadas. Como parada Gay e outras coisas como o Big brothers da Globo!!!
Gostaria de ficar informada destes eventos ,principalmente sobre o autista..
Desde ja obrigada
Marcia
gostaria de receber notícias do http://www.inclusive.org.br
Obrigado!!!