Falta pouco mais de um mês para o encerramento das inscrições ao Prêmio Gandhi de Comunicação 2011. Você, profissional ou estudante de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, que ainda não se inscreveu, tem até o próximo dia 13 de maio. O concurso promovido pela Agência da Boa Notícia vai distribuir R$ 35 mil entre os melhores trabalhos sobre Cultura de Paz. São nove categorias, sendo cinco voltadas para profissionais e quatro para estudantes.
Os autores podem inscrever reportagens (TV, rádio e jornal), fotos ou ensaios fotográficos, campanhas e anúncios publicitários veiculados no período de 1º de junho de 2010 a 06 de maio de 2011. Já os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), defendidos e aprovados por banca da IES, devem ser relativos aos períodos letivos de 2010.1 e 2010.2. De acordo com o regulamento, cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.
COMO APRESENTAR OS TRABALHOS
Jornalismo Impresso – A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data de publicação. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefia dos veículos;
Telejornalismo: A inscrição será feita mediante apresentação de cinco cópias em DVD da matéria exibida, com a chamada do apresentador, com suas respectivas transcrições impressas, também em cinco vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.
Radiojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais da reportagem em CD, com suas respectivas transcrições impressas, também em cinco vias. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor de jornalismo responsável, confirmando os nomes dos componentes da equipe.
Fotojornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de um exemplar de cada foto ou ensaio, em papel fotográfico no tamanho 15x21cm, bem como cinco cópias do jornal, revista ou outra publicação impressa, onde foi veiculada a fotografia, com a comprovação da autoria do trabalho. Vale destacar que podem ser inscritas fotografias que tenham sido publicadas em reportagens que concorram ao prêmio de Jornalismo Impresso.
Campanha ou peça publicitária: A inscrição será feita mediante entrega de um exemplar original e cinco cópias das peças concorrentes, identificando o meio no qual foi publicizado, data e local da veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do diretor da agência de propaganda, confirmando seus autores (diretor de criação, atendimento e cliente). No caso de outdoors o candidato deve apresentar a arte final da peça e o documento comprovando sua veiculação.
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Comunicação Social, já defendido e aprovado por uma banca da IES: A inscrição será feita mediante entrega de cinco cópias do trabalho concorrente, acompanhadas de uma declaração do professor orientador.
Trabalho de mídia impressa de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais do trabalho concorrente, publicado em veículo-laboratório (jornal ou revista). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e os nomes do seu(s) autor (es);
Trabalho de mídia eletrônica de estudante de Jornalismo: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais do trabalho concorrente (CD ou DVD), publicado em veículo-laboratório (emissora de televisão universitária, rádio universitária ou agência de notícias). O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor (es);
Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda: A inscrição será feita mediante entrega de cinco exemplares originais e cinco cópias do trabalho concorrente, em apresentação impressa, CD ou DVD, conforme a veiculação. O trabalho deve ser acompanhado de uma declaração do professor da disciplina, confirmando a data da publicação, o veículo e seu(s) autor(es);
É importante observar que os candidatos deverão apresentar o número do seu registro profissional, ou filiação a sua instituição representativa, com exceção dos estudantes, que deverão apresentar número de matrícula na sua IES.
PREMIAÇÃO
Os R$ 35 mil serão divididos da seguinte forma:
Profissionais – Reportagem de jornal ou revista: R$ 5 mil; Reportagem para televisão: R$ 5 mil; Reportagem para rádio: R$ 5 mil; Fotojornalismo (foto ou ensaio): R$ 5 mil; Campanha ou peça publicitária: R$ 5 mil;
Estudantes – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), já defendido e aprovado por banca da Instituição de Ensino Superior, relativo aos períodos letivos de 2010.1 e 2010.2: R$ 2,5 mil; Trabalho em mídia impressa de estudante de Jornalismo, divulgado em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito da IES: R$ 2,5 mil; Trabalho em mídia eletrônica (rádio ou TV) de estudante de Jornalismo divulgado em veículos-laboratório, exibido no âmbito da IES: R$ 2,5 mil; e Trabalho de estudante de Publicidade & Propaganda, também divulgado no âmbito da IES: R$ 2,5 mil.
O Regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da ABN – www.boanoticia.org.br – e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307 – Aldeota – CEP 60170-002 – Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A festa de entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2011 acontecerá em junho.
________________________
Fonte: Agência da Boa Notícia
(fone: 85 3224 5509 – Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP