Professores marcam presença em seminário de educação inclusiva

O grupo Mil Razões formado por crianças com necessidades especiais também participou do seminário
O grupo Mil Razões formado por crianças com necessidades especiais também participou do seminário

Entre os dias 03 a 06 de maio, a equipe do Núcleo Especializado de Educação Inclusiva (NEEI) de Itapevi, departamento vinculado à Secretaria de Educação e Cultura participou do IV Encontro de Educadores de Educação Inclusiva: Linguagem, Diversidade e Inclusão, realizado no teatro da Universidade Paulista – UNIP, unidade Alphaville.

Promovido pelo Fórum Oeste de Educação Inclusiva (FOEI), o encontro teve como objetivo estudar e debater com os educadores da região oeste, temas relacionados à diversidade, preparando-os para que pratiquem o respeito, acolhimento e desenvolvimento de todas as crianças no contexto educacional.

A abertura do seminário, que aconteceu na terça-feira (03) contou com a presença de secretários Municipais de Educação da região oeste, incluindo o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa. “É um privilégio poder participar de um encontro como esse, pois sabemos que trabalhar com educação inclusiva não é fácil, pois além da falta de conhecimento e do preconceito, dá trabalho. Porém, graças aos eventos e debates realizados, e principalmente, as experiências adquiridas no dia-a-dia, percebo que vivemos outra realidade e que os educadores, inclusive os de Itapevi, estão cada vez mais preparados para trabalhar a inclusão de forma natural”, disse o secretário.

A equipe do NEEI, durante os três dias de evento, participou de mesas redondas e debates que abordaram temas como: Princípios da Educação Inclusiva; Educação Especial: Deficiência, TGD e Altas Habilidades; A Educação de Jovens em Risco Psicossocial; Manejo de Sala de Aula, entre outros.

Segundo a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a rede municipal de ensino de Itapevi conta com uma equipe de professores experientes e preparados para atender crianças com necessidades especiais. “Atualmente, nossos alunos têm a oportunidade de estudar em um ambiente escolar que respeita as individualidades e promove o convívio entre diferentes crianças, possibilitando que cada um desenvolva seus talentos e potenciais”, afirma Dra. Ruth.

O grupo Mil Razões, formado por alunos que apresentam necessidades especiais, na quinta-feira (05) também participou do encontro do FOEI e realizou uma bela apresentação coreográfica aos participantes do seminário, interpretando a música Qual é o Seu Medo. Dirigido pelo diretor e coreógrafo da Companhia de Dança, Lau Silva, no grupo há alunos com deficiência auditiva, física, visual, intelectual, com síndrome de down, e conta ainda, com a participação de integrantes da Companhia de Dança de Itapevi.

Educação inclusiva em Itapevi

A rede municipal de ensino de Itapevi atende 388 crianças com algum tipo de necessidade especial, e com o objetivo de qualificar cada vez mais o atendimento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura promove com frequência oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braille (sistema de leitura utilizada por pessoas com deficiência visual) voltadas a familiares, a professores e a comunidade.

Desde o início do ano, cerca de 80 professores estão participando de um curso semipresencial de formação em Atendimento à Educação Inclusiva que visa formar educadores da rede municipal para atuar nas salas de recursos multifuncionais assim como no atendimento de educação especial.
________________

Fonte: Portal Itapevi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *