Gestores LGBT de todo o país discutem o combate à homofobia em reunião na Secretaria de Direitos Humanos

Bandeira com arco-iris
Bandeira com arco-iris

O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramaís de Castro Silveira, reuniu-se nesta nesta quarta-feira (18), às 14 horas, em Brasília (DF), com gestores responsáveis por políticas de Promoção dos Direitos de LGBT em estados e municípios. A reunião é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

“Desenvolver uma estratégia conjunta de combate à homofobia – este é o objetivo da aproximação da SDH com os gestores locais LGBT”, avalia Gustavo Bernardes, coordenador-geral de Promoção dos Direitos LGBT da SDH.

Entre as pautas da reunião estão a 2ª Conferência Nacional LGBT e a campanha “Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia”. Além disso, foi discutida a ampliação do diálogo com as coordenações estaduais e municipais, e a formação de uma rede nacional capaz de receber e acolher denúncias de homofobia recebidas pelo Disque Direitos Humanos.

O coordenador nacional do Disque Direitos Humanos da SDH, Pedro Costa Ferreira,  apresentou aos gestores o funcionamento do Disque Direitos Humanos, para que entrem em contato com o seu funcionamento, especialmente quanto à forma de encaminhamento das denúncias para estados e municípios.

Para a gestora de Gerência de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Rivânia Rodrigues, de Recife (PE), “essa articulação garante a ampliação das políticas para a cidadania LGBT”. Segundo ela, este é o ponto de partida para o desaguar das polítcas LGBT nos estados e minicípios.

Também fizeram parte da reunião o secretário executivo do Conselho Nacional de Combate a Discriminação, Igo Martini, o diretor do departamento de Promoção dos Direitos Humanos, Vilson Augusto, e a coordenadora substituta da Coordenação Geral LGBT, Ana Lúcia Silva.

Aproximadamente 40 gestores participaram do encontro, que ocorrerá até quinta-feira (19).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *