Seminário internacional de educação em direitos humanos em Brasília

Pomba, preenchida com o quadro de Picasso Guernica, representando os Direitos HumanosEstabelecer um compromisso conjunto com as universidades para que as diretrizes curriculares de educação em Direitos Humanos sejam efetivamente implementadas. Este é objetivo da participação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) no Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio Ambiente da Universidade Católica de Brasília (UCB), que começa nesta quinta-feira (4), em Brasília.

Durante o evento, que contará com a participação da coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos da SDH, Lúcia Camini, será apresentado o acúmulo de políticas que a SDH tem produzido sobre o tema da educação em Direitos Humanos no Brasil.

“A educação em direitos humanos está desafiada a promover a diversidade e denunciar todas as formas de violação. O nosso desafio, enquanto educadores, é incidir na organização e na luta por justiça, contribuir para realizar a paz e a boa convivência, enfim, construir espaço e tempo oportunos para convivência harmoniosa e feliz”, ressaltou Lúcia, que falará  sobre  ‘A Política de Educação em e para os Direitos Humanos no Brasil: o que se espera da escola?’.

O Seminário é uma realização do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília em parceria com a SDH, Fundação Universa, Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a Sociedade Nheengatu. O seminário segue até a próxima sexta-feira (5).

Fonte: SDH

One Comment

  1. Por mais louvável que seja o esforço do CNE pela inclusão de Diretos Humanos no currículo escolar, não terá o efeito desejado, porque não alcança a essência das necessidades educativas do ser humano. Informa, mas não forma o caráter.
    O mais coerente seria incluir Valores Humanos nesse currículo, pelas seguintes razões:
    O aprendizado de Valores Humanos gera transformações interiores, criando alicerces mais sólidos a se refletirem nas atitudes. É recurso único para formar cidadãos que poderão vir a realizar uma sociedade mais pacífica, mais ética, mais justa e mais feliz.
    Pensemos na importância das crianças e dos jovens a receberem diuturnamente ensinamentos sobre honestidade, não violência, ética, justiça, verdade, solidariedade, afetividade, respeito, etc., aprendendo a olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz, que são os fundamentos da não violência, e a admirar e amar a natureza e a vida, em todas as suas expressões.
    Nosso país está precisando urgentemente dessas MUDANÇAS na mentalidade, se quisermos um futuro melhor para nós e para nossos descendentes.
    O ensino de Valores Humanos em todas as escolas do país, do básico ao superior, será uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva. Não dará mais despesas à nação, e é de fácil implementação pelas escolas, posto que já existem excelentes conteúdos, inteiramente gratuitos (via Internet) para o ensino desses valores em sala de aula.

    Atenciosamente,

    Saara Nousiainen
    Coordenadora do Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, disponibilizado gratuitamente pela Internet: http://www.cincominutos.org
    Al. dos Jasmins, 323 Cid. 2.000
    Fortaleza-CE – CEP 60190-550
    Tel. 85 3249-6812
    caminhos2008@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *