Governo disponibiliza software para pessoas com deficiência gratuitamente

Inclusive - Acessibilidade e tecnologia - um teclado cinza com a tecla "Enter" substituida pela tecla "Access", em azul

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) promoveu ontem (27) o treinamento por videoconferência para o uso do programa Liane TTS, voltado à inclusão social das pessoas com deficiência. A ferramenta gratuita é baseada em um programa (software) livre, que permite às pessoas cegas ou com baixa visão usar o computador com facilidade, pois o sistema transforma o texto em áudio.

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, afirmou que esse é um compromisso social de incentivo à inclusão digital e acessibilidade para todos os cidadãos brasileiros. Mazoni destaca ainda que o próximo desafio é o sintetizador de voz para a plataforma de celulares e tablets. “Temos a obrigação de fazer isso, de viabilizar o acesso das pessoas aos direitos, bens e serviços, independente das suas capacidades físicas, motoras, perceptivas e condições sociais e culturais”.

De acordo com o Serpro, o Liane TTS levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria entre o Serviço de Tecnologia de Dados e o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).

Ao participar da mesa de abertura da videoconferência, o secretário nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), ressaltou a importância do Serpro como primeira instituição a abrir espaço para as pessoas com deficiência trabalharem. “Isso aqui é uma política de governo que se preocupa com o bem estar da população. É dessa forma que mudamos a vida da pessoa com deficiência. Isso é direitos humanos”.

O treinamento foi transmitido por videoconferência para Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Velho, Natal, Palmas, Manaus, Florianópolis, Brasília, São Paulo, campo Grande, Boa Vista, Aracaju, Cuiabá, São Luís, Salvador, João Pessoa, Belém, Ribeirão Preto, Macapá, Gioânia, Maceió, Rio Branco, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Vitória.

Instaladores e manuais – Os arquivos de instalação e os manuais de utilização do Liane TTS estão disponíveis para download na Internet (www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/). O programa pode ser baixado gratuitamente nas versões dos sistemas operacionais Windows e Linux.

Fonte: SDH

One Comment

  1. A Paraíba mais uma vez ficou de fora, os gestores dos segmentos não estão antenados no que acontece no Brasil, quero muito participar desta capacitação e trazer para Itabaiana, interior a Pb, porém cidade polo para atender e servir de agente multiplicador nesta ASSOCIAÇÃO onde sou Coordenadora do Projeto AACANTIATIVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *