Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva

Inclusive - inclusão - várias figuras multicoloridas de mãos dadas: um cadeirante, um muito alto, um muito baixo e outros olhando para direções diversas

Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva, por Mônica de Carvalho Magalhães Kassar. Rev. bras. educ. espec.,  Marília,  v. 17,  n. spe1, Ago.  2011.

Link para download.

RESUMO/ABSTRACT

Este artigo propõe-se a apresentar análises de alguns elementos que contribuem para a constituição da Educação Especial brasileira como uma política pública, dando especial foco à formulação do que tem sido denominada de política de educação especial na perspectiva inclusiva ou educação inclusiva. Para tanto, o texto é construído a partir da configuração de dois aspectos distintos, mas intimamente interligados. O primeiro refere-se ao papel do Governo brasileiro na história da educação destinada às pessoas com deficiências no Brasil. O segundo diz respeito às relações entre as políticas nacionais no campo da Educação e os acordos e compromissos internacionais. Conclui ressaltando a importância dos diferentes setores da sociedade nos embates atuais para a formulação de uma política de educação brasileira, que incorpore, de fato, toda a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *