SAE propõe protocolo unificado para avaliar desenvolvimento infantil

Observatório da Educação. Uma balão de diálogo com um ponto final dentro.

Em documento lançado no Seminário Cidadão do Futuro, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência apresenta quatro eixos para a construção de um “Programa de atenção integral à primeira infância”.

No primeiro desses eixos, “Unificação e Consolidação”, propõe sete domínios de atuação desse programa: 1) infância: unificação do nome; 2) Unificação da porta de entrada; 3) Unificação do protocolo local de atendimento; 4) Unificação do calendário; 5) Unificação do prontuário – cartão da criança; 6) Consolidação do sistema de avaliação do desenvolvimento infantil e ampliação do seu escopo; 7) Introdução de uma forma local de gestão unificada.

O ponto polêmico criticado por pesquisadores da educação infantil (leia mais aqui) está no eixo 6, que propõe a criação de um protocolo unificado de avaliação do desenvolvimento infantil.

De acordo com o documento, o programa deve “definir múltiplos momentos no processo de desenvolvimento e múltiplos instrumentos que permitam avaliar e monitorar os diversos domínios (físico, motor, comunicação, social, emocional, pessoal, cognitivo, etc.) do desenvolvimento infantil”.

O texto afirma que as avaliações realizadas atualmente privilegiam o domínio biológico com pouca atenção ao sócio-emocional e cognitivo. “É necessário ampliar o escopo destas avaliações”.

No tópico “Qual a utilidade?”, sugere que uma atenção integral adequada requer avaliações periódicas. “Apenas com base nestas avaliações é possível detectar precocemente determinadas necessidades. Sem estas avaliações não seria possível utilizar o protocolo unificado uma vez que este requer que encaminhamentos sejam realizados dependendo do resultados das avaliações”, diz. “Sem avaliações periódicas não é possível monitorar o desenvolvimento de cada criança”.

Uma das experiências consideradas inovadoras como método avaliativo, pela SAE, é a aplicação do questionário ASQ-3, no Rio de Janeiro. Lá, a avaliação foi realizada em parceria com a própria Secretaria (leia mais aqui).

Fonte: Observatório da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *