MS terá 14 delegados na II Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Quatorze delegados eleitos na II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada nos dia 28 e 29 de agosto deste ano na Capital, irão representar Mato Grosso do Sul na etapa Nacional, no período de 01 a 04 de dezembro, em Brasília (DF). Sete deles são da sociedade civil e os outros, membros de entidades governamentais.

As propostas para melhorar a qualidade de vida e assegurar os direitos de pessoas portadoras de deficiência foram discutidas no encontro em Campo Grande (MS) promovido pelo governo estadual, por intermédio da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Setas) e o Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência.

A etapa estadual teve por objetivos propiciar a ampliação de conhecimentos acerca das legislações constitucional e infra-institucional relativas à pessoa com deficiência; possibilitar a reflexão, o debate e a apresentação de propostas relativas à cidadania e à garantia do cumprimento de direitos historicamente construídos.

Segundo o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de Mato Grosso do Sul (Consep), Cláudio José Daianese, o evento foi realizado em aproximadamente 30 municípios do Estado. A delegação vai para Brasília no próximo domingo (30) e retorna no dia 6 de dezembro. “A Conferência Nacional é importante para reafirmar todas as políticas públicas e as ações voltadas à pessoa com deficiência”, disse Daianese lembrando que já foram enviadas para Brasília, 30 propostas de Mato Grosso do Sul para etapa nacional.

Para o presidente do Consep, além dos três eixos temáticos (saúde, educação e acessibilidade), que serão discutidos na etapa nacional, outro assunto que deverá ser tratado durante o evento será referente a cotas a estudantes universitários portadores de deficiência. E ainda, sobre os novos tipos de indiferenças. “Esses assuntos foram tratados durantes às conferências municipais”, informou Cláudio Daianese.

Conferência Nacional

A II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada nos dias 1º 3 e 4 de dezembro, em Brasília, com abrangência nacional e caráter deliberativo e terá por finalidade analisar os obstáculos e avanços da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência. Tem como tema: “Inclusão, Participação e Desenvolvimento. Um Novo Jeito de Avançar”.

A etapa nacional foi precedida por conferências e fóruns estaduais, municipais e distrital. Será coordenada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), em articulação com a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), órgãos da estrutura da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).

O tema central da II Conferência Nacional será discutido em 3 (três) mesas-redondas tendo por base a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência – ONU, o Plano de ação da década das pessoas com deficiência – OEA, a agenda social de inclusão das pessoas com deficiência e controle social a partir dos seguintes eixos temáticos:Saúde e reabilitação profissional; Educação e trabalho; Acessibilidade.

Totalizam 1.740 delegados que irão participar da conferência em Brasília, incluindo convidados, observadores e outros.

Serviço

A delegação estadual vai sair de Campo Grande para Brasília, de ônibus, no próximo domingo (30), por volta das 13 horas.
Local: Casa da Assistência Social e da Cidadania – Rua Candido Mariano, 713 – centro da Capital.

27/11/2008 – 11:36

Fonte: http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=297243

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *