O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3/12, foi celebrado hoje na sede das Nações Unidas, em Nova York, em um evento com o tema “Juntos por um mundo melhor para todos – Incluindo as pessoas com deficiência no desenvolvimento”.
A primeira mesa de debatedores abordou a quase inexistência de estatísticas sobre essa população, embora isso devesse ser garantido de acordo Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Brasil em 2008 com equivalência constitucional.. Especialistas ressaltaram a dificuldade de se conseguir dados e que os critérios para os levantamentos devem ser padronizados.
A brasileira Rosangela Berman-Bieler, Assessora Sênior do UNICEF, participou da segunda mesa que discutiu o que as agências da ONU estão fazendo para incluir as pessoas com deficiência em programas de desenvolvimento.
Na segunda parte do evento foi apresentado um festival de filmes sobre deficiência de 9 países. Os filmes da campanha Ser Diferente é Normal, do Instituto MetaSocial, foram selecionados para representar o Brasil. A Coordenadora Geral do Instituto, Helena Werneck, e a Coordenadora Estratégica, Patricia Almeida, estiveram presentes.
A Embaixadora Maria Luiza Viotti, representante do Brasil na ONU, apresentou os filmes da campanha e mencionou o novo programa voltado para as pessoas com deficiência. “Viver sem Limites”, do governo federal. Ela lembrou ainda a recente e bem-sucedida iniciativa brasileira de apresentar resolução que institui o Dia Internacional da Síndrome de Down na ONU
Webcast do evento
http://www.unmultimedia.org/tv/webcast/2011/12/international-day-of-persons-with-disabilities.html
Ser Diferente é Normal na ONU no Jornal Nacional
http://g1.globo.com/jornal-nacional/
(no link, oitava materia da esquerda para direita, dia 2-12)
Fonte – Inclusive