Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer

Exclusão - roda de bonecos brancos, um vermelho destaca-se

Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer, por Marcos José da Silveira Mazzotta e Maria Eloísa Famá D’Antino. Saude soc. vol.20 no.2 São Paulo abr./jun. 2011

Link para download.

RESUMO/ABSTRACT

Este artigo tem o objetivo de discutir algumas questões envolvidas na compreensão e concretização da inclusão social das pessoas com deficiências. Elegeu-se, para tanto, o estudo sobre a importância da mediação da cultura, da educação e do lazer no desenvolvimento sociocultural, focalizando-se algumas implicações no desenvolvimento pessoal e social. Uma análise crítica, bibliográfica e documental, resultou na apresentação de discussões sobre a consolidação de espaços sociais e relacionamentos favorecedores ou limitadores da inclusão social e escolar de tais pessoas com vistas ao atendimento ou à ampliação de suas necessidades especiais. Importantes decisões políticas e normativas nacionais e internacionais foram discutidas. Destacaram-se valores e atitudes que, objetiva ou subliminarmente, constroem e consolidam mecanismos de inclusão ou exclusão, concluindo-se que a educação, a cultura e o lazer são espaços estruturados com fundamental poder de mediação para a inclusão social da pessoa com deficiência assim como de todo e qualquer sujeito.

2 Comments

  1. VOCÊS ESTÃO ESQUECENDO NESTE SITE, DAS PESSOAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE ( TDAH OU DDAH ). MEU FILHO PASSA POR ISTO E ME SINTO SOZINHA!! E ELE É MTO DESCRIMINADO !
    AGUARDO RESPOSTA, ALINE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *