Aires Neves é servidor do Senado Federal há 17 anos. Durante muito tempo enfrentou vários obstáculos, principalmente as escadas. E ainda luta contra a falta de consciência dos próprios colegas.
“Não rara às vezes a gente chega pra trabalhar e tem uma pessoa que não tem deficiência com o veículo na vaga de deficiente”, diz o servidor público.
Desde 2005, o Senado fez algumas mudanças na estrutura do prédio. Rampas foram construídas e triciclos colocados à disposição de servidores e visitantes.
“Começamos esse trabalho aqui dentro, onde se faz as leis. A quer que os outros órgãos, a Esplanada sigam o nosso exemplo”, enfatiza a coordenadora do Programa de Acessibilidade Mônica Araújo.
Pelo menos, 20 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Um estatuto que garantem direitos a essas pessoas foi aprovado em 2006 pelo Senado. Está pronto para ser votado na Câmara.
“A gente tem que ter clareza que a legislação precisa ser clara e há necessidade de ser revista, para que assim possa ser realmente efetivada”, afirma Alexandre Baroni, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Saiba mais…
O advogado Luiz Filipe Coelho, comentarista do Bom Dia DF, deu outras dicas sobre como agir nesses casos. Os comentários estão disponíveis em vídeo. Acompanhe!
Fonte: TV Globo – Bom Dia DF – 2/12/2008
http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL885919-10041,00-CONHECA+OS+DIREITOS+DOS+DEFICIENTES.html