Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar

Exclusão - um círculo de prendedores de roupas iguais deixa de fora um diferente

Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar, por Eucenir Fredini Rocha, Angélica Luiz e Maria Aparecida Ramirez Zulian. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo v.14 n.2 São Paulo ago. 2003

Link para download.

Resumo/Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar e problematizar as possibilidades das ações da Terapia Ocupacional no processo de inserção de crianças com deficiências na rede regular de ensino, a partir de um posicionamento epistemológico e ético diante dos conceitos que permeiam os discursos e as práticas atuais da Inclusão Escolar. As autoras discutem, primeiramente, os conceitos de integração, de inclusão e de exclusão e suas relações com as práxis de inserção escolar e, em seguida, são apresentadas reflexões sobre as necessidades das escolas, a partir da inclusão de crianças com deficiências. Finalmente, são descritas as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional nesse espaço, bem como a discussão de suas possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *