Ação: Patrulha Ecológica – Escola da Vida
Objetivo: Educação ambiental e cultural
Cidade: Caravelas – BA
Como ajudar: patrulhavida@yahoo.com.br
Saiba mais em http://www.avidaeumaviagem.com.br/blog/patrulha-ecologica/
Conhecemos o Kid no supermercado e fomos presenteados com este lindo projeto.
A partir do desenvolvimento de um trabalho de pesquisa e identificação dos principais problemas relacionados pela comunidade do município de Caravelas, enquanto ainda era estudante do curso de Magistério e realizava estágio para conclusão do curso, Kid Aguiar, de posse de todas as informações coletadas decidiu criar em 1993, o primeiro grupo voluntário da região com crianças da comunidade.
Nesse contexto, surge então o Patrulha Ecológica que visava atender as principais necessidades apontadas pela comunidade na época e iniciar um processo de inclusão social, ambiental e pedagógica com um grupo de crianças que não tinham muitas expectativas do que fazer e como dar sentido as suas vidas, com brincadeiras e aprendizados, sem, no entanto, perderem a magia de serem crianças e terem seus direitos respeitados.
De início, a atuação desse grupo se deu através de atividades de orientação e sensibilização, principalmente no verão, direcionadas aos diversos usuários e visitantes das praias de Barra de Caravelas, Grauçá e Iemanjá, para as questões relacionadas às condições de segurança e limpeza desse ambiente. Neste período Kid Aguiar começara há trabalhar para a Organização Não Governamental (ONG), Centro de Pesquisa e Manejo de Abrolhos.
Desde sua criação, mais de 550 crianças e adolescentes da comunidade local passaram pelo Patrulha Ecológica, o que contribuiu significativamente para o retorno destes à escola e o encaminhamento de muitos outros para atividades complementares ao processo de construção do conhecimento e formação do indivíduo como: escola de música, grupos de capoeira e grupo de adolescentes acompanhados pela Pastoral da Juventude, além de ter uma importante participação na reabilitação de crianças e adolescentes usuárias de drogas ilícitas e praticantes de pequenos furtos.
Nos primeiros anos de existência, os esforços do Patrulha Ecológica foram concentrados em atividades nas praias, realizadas durante o verão, contando com a participação de diferentes grupos de crianças a cada ano. Com o crescimento e reconhecimento do trabalho perante a comunidade, e ainda, com a necessidade de aperfeiçoar o desempenho do grupo, resolveu-se experimentar a formação de um grupo regular para desenvolver as atividades.
Ao longo de 19 anos de existência do trabalho, uma proposta mais abrangente que a proposta inicial vem se construindo e consolidando. Novos objetivos, metas e perspectivas são agregados sem comprometer a filosofia de formação desse grupo voluntário, transformando-o verdadeiramente numa Escola da Vida.
Buscou-se, então, sistematizar todos os resultados, definir as principais linhas de ação e estabelecer critérios para a melhoria do grupo e a participação de novos membros na equipe, bem como, trabalhar na construção de uma proposta pedagógica que atenda às necessidades dessa nova forma de organização da equipe e que contribua para a formação das crianças, jovens e adolescentes, valorizando o grupo e ressaltando o exercício de cidadania.
O Patrulha Ecológica – Escola da Vida atua também no desenvolvimento e planejamento de ações para a resolução de conflitos sociais, trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e criando alternativas sustentáveis, incentivo profissional e integração social dos patrulheiros.
Critérios adotados para participar do Patrulha Ecológica
No Patrulha Ecológica – Escola da Vida não existe um processo seletivo no que diz respeito à escolha das crianças que irão compor a equipe. Este procedimento não é adotado porque, dentro da proposta e perspectiva de trabalho desse grupo voluntário, acredita-se que qualquer processo de seleção pode gerar exclusão.
A participação do voluntário se dá de forma espontânea, onde ele se apresenta ao grupo expondo sua vontade de se integrar à equipe. A permanência deste no grupo dependerá de sua participação e adaptação à dinâmica e a proposta de trabalho da equipe.
Em linhas gerais, as condições de participação e permanência no grupo são:
Þ Querer participar e se integrar à equipe
Þ Ter total consentimento dos Pais e/ou Responsáveis
Þ Estar devidamente matriculado na escola, ter bom rendimento escolar e ser aprovado ao final do ano letivo. Para isso, o grupo dá um suporte e ajuda no que for necessário, procurando incentivar o compromisso com as atividades escolares.
Þ Caminhar em atitude de aprendizagem.
Þ Ser disciplinado, ter responsabilidade, respeito e compromisso com o grupo e sua proposta.
O que esperam que as crianças e adolescentes aprendam participando desse programa.
Através desse projeto, esperam, em primeiro lugar que as crianças, adolescentes e jovens não abdiquem dos seus direitos de serem crianças e adolescentes, sentindo-se confortáveis e confiantes, garantindo seus espaços e direitos de criar, brincar, sonhar, ensinar, aprender e para com isso, buscarem despertar, conhecer e construir seus próprios conhecimentos, valores, habilidades e potencialidades.
Esperam que, cada criança e adolescente tenha sua individualidade e necessidades respeitadas, considerando que:
O método de ensino só se torna eficaz a partir do momento em que se percebe e reconhece o real interesse da criança em aprender;
O relacionamento das crianças e adolescentes entre si gera no grupo uma escola de oportunidades e ensinamentos únicos;
O reconhecimento do conhecimento e experiência que cada criança e adolescente traz consigo das vivências práticas contribui imensamente para a valorização de cada uma delas individual e coletivamente;
Aquilo que se toma como ideal moral de vida ainda nesta fase do saber, ajuda a definir conceitos e ressalta a importância do ser no contexto das suas capacidades e aptidões;
As habilidades das crianças, adolescentes e jovens, no primeiro momento não estão diretamente relacionadas ao aprendizado e sim, na observação e percepção dos ensinamentos junto ao seu universo de convívio associado.
O Patrulha Ecológica dentro das suas linhas temáticas exerce o trabalho de cidadania com as crianças, adolescentes e jovens do grupo, a partir das séries de ensino em que as mesmas estão cursando até o ensino superior, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Resultados e Benefícios Gerados pelo Patrulha Ecológica
Ao longo de 19 anos de existência, o Patrulha Ecológica vem atuando nos vários setores da comunidade (Conselho de Segurança Pública do Município de Caravelas; Conselho Consultivo da APA Ponta da Baleia Abrolhos, Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e Coalizão SOS Abrolhos) obtendo resultados importantes na valorização e exercício da cidadania, na criação de alternativas de sustentabilidade e no incentivo profissional e integração social dos patrulheiros. Além de está mobilizando os grupos locais organizados para formar uma coalizão representativa da comunidade para defender com mais legitimidade os interesses da mesma.
São resultados efetivos 05 patrulheiros que fizeram parte do quadro de colaboradores do Instituto Baleia Jubarte, todos cursaram o ensino superior, com apoio técnico e financeiro do Patrulha Ecológica – Escola da Vida/Instituto Baleia Jubarte. Serve de exemplo ainda, um ex-patrulheiro que faz parte do quadro de funcionários da Conservação Internacional/Caravelas – BA.
Filosofia que fundamenta o programa
Todas as atividades do Patrulha Ecológica – Escola da Vida estão baseadas em um conjunto de crenças e valores filosóficos, definidos, através da presente proposta como uma idéia capaz de traduzir as perspectivas do grande público (professores, alunos e comunidades) em realidades e, fornecer ao “Programa de Monitoramento e Sensibilização em Áreas Naturais”, respostas para as suas investigações, além, de oferecer aos investidores retorno institucional e alternativa de novos investimentos.
Tendo como referência a pesquisa qualitativa e quantitativa, o trabalho de campo se apresenta como uma possibilidade de conseguirmos não só uma aproximação com o ambiente que desejamos conhecer e estudar, mas também de construir e gerar conhecimento, partindo da realidade vivenciada no campo.
Demo (1991) observa que o cientista, em sua tarefa de descobrir e criar necessita, no primeiro momento, questionar. Esse questionamento é que nos permite ultrapassar da simples descoberta para, através da criatividade, produzir conhecimentos. Definindo bem o nosso campo de interesse, nos é possível partir para um rico diálogo com a realidade. Assim, o trabalho de campo deve estar ligado a uma vontade e a uma identificação com o tema a ser estudado, permitindo uma melhor realização da pesquisa proposta.
Em se tratando de pesquisa, o lugar primordial é o ocupado pelas pessoas e grupos convivendo numa dinâmica de interação social. Essas pessoas e esses grupos são sujeitos de uma determinada história a ser investigada, sendo necessária uma construção teórica para transformá-los em objetos de estudo. Partindo da construção teórica do objeto de estudo, o campo torna-se um palco de manifestações de intersubjetividades e interações entre pesquisador e grupos estudados, propiciando a criação de novos conhecimentos.
Partindo-se desse princípio, o Patrulha Ecológica – Escola da Vida estabeleceu também como objeto a realização do Programa de Monitoramento e Sensibilização em Áreas Naturais.
Considerações
A proposta do Patrulha Ecológica – Escola da Vida fundamenta-se em investir nas potencialidades locais de produção, inerentes da comunidade, buscando com isso soluções internas e externas baseadas em experiências e em grandes cooperações nacionais e internacionais;
Um dos objetivos do Patrulha Ecológica é proporcionar às comunidades meios de sustentabilidade, diminuindo as conseqüências imediatas dos modelos econômicos. Embora, convivam com um baixíssimo nível de educação e, com perspectivas de trabalho ou remuneração cada vez menores.
Partindo-se ainda do princípio de que a juventude é jogada em situações de risco, vítima do crescimento e do recrutamento pelas drogas nas comunidades e bairros considerados de “baixa renda”, propõe, como uma das alternativas, a realização de oficinas e cursos profissionalizantes para este público, com replicabilidade nas comunidades, a fim de tirar crianças, adolescentes e jovens da ociosidade e contribuir para o fortalecimento das famílias.
Querem proporcionar ao público-alvo (crianças, adolescentes, jovens, adultos, alunos, professores, comunidades e turistas em geral), uma maior sensibilidade junto aos ambientes naturais, despertando a curiosidade, novos aprendizados e aventuras, e ainda, participar mais dos seus ritmos e cotidiano, sendo uma agradável opção.
Segundo Minayo (2002), não há consenso e nem ponto de chegada no processo de produção do conhecimento, onde a ciência se constrói numa relação dinâmica entre a razão daqueles que a praticam e a experiência que surge na realidade concreta.
O Patrulha Ecológica – Escola da Vida vem mostrando maturidade e conquistando espaço também junto à comunidade técnica, e garantindo no meio desta a representação dos interesses da comunidade relacionadas às questões sócio ambientais.
As parcerias estabelecidas com estes grupos e principalmente o fortalecimento que vem sendo realizado junto ao Instituto Baleia Jubarte, proporciona ao Patrulha Ecológica, maior independência e facilitas as suas ações.
Acreditam nos trabalhos desenvolvidos pelo Patrulha Ecológica – Escola da Vida:
Instituto Baleia Jubarte
Conservação Internacional – Brasil
Movimento Cultural Arte Manha
FLISA (Filarmônica Lira Santo Antônio)
Pastoral da Juventude de Caravelas
Comunidade Local
Grupo de Pais dos Patrulheiros
Fundação Professor Benedito Ralile
PROJETO BARCO ESCOLA
O “Barco Escola” proposto é direcionado para atender necessidades educacionais das comunidades das zonas ribeirinhas de cinco municípios costeiros do Estado da Bahia, proporcionando, aos educandos, educadores e demais parceiros envolvidos, contatos com a descoberta de fenômenos físicos, biológicos e sociais, buscando desenvolver as capacidades de pensar por si próprio e de trabalhar em equipe. Os municípios abrangidos, Caravelas, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri, encontram-se na área de influência direta em dois dos mais importantes ecossistemas mundiais, os recifes de corais e os manguezais, proporcionando um substrato único para desenvolver a compreensão global dos desafios que a humanidade enfrenta, bem como a ação local de cidadãos informados e responsáveis.
PROJETO DE GERAÇÃO DE RENDA
A execução da presente proposta terá como parceiro tanto para a alocação dos recursos necessários, quanto para empreendimento no produto confeccionado, o Instituto Baleia Jubarte, tornando-se mais uma vez a principal incubadora das idéias e projetos desenvolvidos pelo grupo, dando continuidade a um processo de ações conjuntas.
Este projeto tem como objetivo: criar, desenvolver e colocar no mercado um produto artesanal personalizado, economicamente viável e ecologicamente sustentável de forma a gerar emprego e renda no Patrulha Ecológica, contribuindo para melhor a qualidade de vida dos patrulheiros, familiares e comunidade agregando futuramente outras pessoas da comunidade, afim de promover o exercício de cidadania.
PROJETO VIVENDO NA MATA
Esse projeto faz parte de um processo de construção de valores e aperfeiçoamento da qualidade de vida das pessoas da localidade da região. Tem como objetivo a construção do Núcleo Sócio Educativo e Administrativo do Patrulha Ecológica, onde é realizada recuperação da área com plantio mudas nativas para da restinga em uma área de 900m2 desmatada de parte da Fazenda Boa Nova, na área adquirida pelo Patrulha Ecológica. Pretende-se neste espaço oferecer as crianças, adolescentes e jovens da comunidade de Caravelas e entorno um local de vivências e aprendizados práticos junto a natureza de acordo com suas realidades e necessidades.
PROJETO DE MONITORAMENTE COSTEIRO DAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS
O Patrulha Ecológica, através do Programa de Monitoramento e Sensibilização em Áreas Naturais, trabalhará no monitoramento das praias do município de Caravelas, visando diagnosticar o status de conservação desse ambiente junto à comunidade local, sensibilizando e informando. Buscando promover ainda mais o respeito e valorização aos ecossistemas da região e, conseqüentemente, contribuir para a preservação da biodiversidade e integridade desses ambientes.
O programa irá promover o envolvimento da comunidade local (escolas, grupos organizados, associações, etc.) através de saídas de campo, oficinas de sensibilização nos ambientes naturais e práticas, palestras educativas, criação de material informativo (gibis, tiras) e elaboração e apresentação de teatro e fantoches.
O programa tem como propósito integrar e promover a participação direta dos patrulheiros como aprendizes, estimulando-os e envolvendo-os em todas as ações que serão desenvolvidas por este projeto.
O Programa de Monitoramento e Sensibilização em Áreas Naturais irá gerar informações importantes sobre o status de conservação desse ambiente na região como: levantamento de espécimes da fauna e flora que ocorrem e/ou utilizam essa área; ações e impactos antrópicos (lixo, pastoreio, agricultura) para subsidiar ações de manejo. Tal programa auxiliará para ampliar as ações do Patrulha Ecológica, contribuindo para a preservação da Mata Atlântica. Acredita-se que este projeto irá promover um maior envolvimento da comunidade local através da sensibilização e maior contato da população com os ecossistemas da região, contribuindo para o reconhecimento da sua importância cultural, social e ambiental.
PROJETO UMA OPORTUNIDADE NA ESCOLA DA VIDA
Destacou-se entre outras mais de 1060 organizações de todo o Brasil, recebeu apoio da BrazilFoundation em parceria com a TAM Linhas Aéreas.
Atua no desenvolvimento e planejamento de ações para a resolução de conflitos sociais, trabalhando para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e criando alternativas sustentáveis, incentivo profissional e integração social dos patrulheiros.
Todas as atividades desse projeto são baseadas em um conjunto de crenças e valores filosóficos, definidos como uma idéia capaz de traduzir as perspectivas do grande público (professores, alunos e comunidades) em realidades e, fornecer aos atores sociais diretamente envolvidos, uma agradável opção de investigações e interpretação e possíveis respostas em laboratórios ricos e naturalmente instigadores.
O projeto destacou-se por intensificar as ações em duas frentes distintas, sendo a primeira, OFICINAS, junto ao público geral e a segunda, MONITORAMENTO, mais direcionada ao grupo, porém com resultados citados durante as palestra realizadas para todos os públicos
“A patrulha ecológica tem como missão educar, organizar, sensibilizar e divulgar as atividades educativas dentro da comunidade e aí exercitar a missão que é cidadania. Dentro desse processo, foram criados alguns programas. O principal é o monitoramento e a sensibilização em áreas naturais em Caravelas, que é o principal programa que abarca três grandes projetos”, diz Kid Aguiar, coordenador da Patrulha Ecológica JTO.
Saibam mais e como ajudar em:
Carlos Kid Aguiar
Educador Ambiental – Diretor Presidente
PATRULHA ECOLÓGICA – ESCOLA DA VIDA
Para mais informações sobre o Patrulha Ecológica – Escola da Vida, entre em contato pelo e-mail: patrulhavida@yahoo.com.br.
Cel. (73) 9194 2987 / (73) 8809 9453
Site: www.patrulhavida.org – em construção
Faz. Boa Nova, km 4,5 – s/n BA 418 – Caravelas Bahia Brasil – CEP:45900–000
Tel. +55 73 9194 2987 – +55 73 8809 9453