Qual o papel da mídia para o bem-estar coletivo? Qual o impacto de notícias e publicidades agressivas para a saúde individual e comunitária? Como fazer comunicação gerando justiça, paz e harmonia? É possível não se estressar com os noticiários que dominam a mídia? Questões como essas farão parte do Fórum Comunicação e Felicidade, que a Agência da Boa Notícia promove no dia 27 de setembro, por ocasião da solenidade de entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2012. Será no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a partir das 19h. A palestrante convidada é a psicóloga e antropóloga Susan Andrews (foto), coordenadora, no Brasil, do Movimento FIB — Felicidade Interna Bruta. Ela também é uma estudiosa do estresse, assunto do qual trataremos nesta matéria, relacionando com a comunicação nos dias de hoje.
No livro “Stress a seu Favor” (SP, Ágora, 2003), Susan expõe a questão do excesso e da velocidade de informação em um dos capítulos. Ela alerta que uma das grandes fontes de estresse na contemporaneidade advêm da avalanche da comunicação cada vez mais rápida, provocando o “estresse cibernético” ou a “síndrome da fadiga de informação”. Com base em pesquisas feitas por pesquisadores das áreas de Psicologia, Comunicação e Neurociências no Brasil e exterior, ela constata que a comunicação em alta velocidade “provoca insônia, ansiedade, indecisão, e um tipo de pane mental na qual a pessoa perde a noção do que está fazendo — sintomas clássicos de estresse”.
Nem é preciso ser um psicólogo ou neurocientista para constatar que, se o excesso de informação em geral já provoca estresse, as notícias de crimes, tragédias repetidas ao longo do dia e apresentadas de forma sensacionalista, bem como filmes e programas de igual teor, causam ainda mais tensão nas pessoas. Mas porque algumas são atingidas de forma tão devastadora — apresentando síndrome do pânico e depressão – e outras não?
No livro, Susan vai além do aspecto do estresse e a comunicação. De forma científica, explica como as sucessivas situações de pressão fazem aumentar a secreção dos chamados hormônios do estresse, especialmente o cortisol. Ela detalha todo o círculo vicioso do estresse no organismo, explica que há o mau estresse, mas também o estresse bom — o eustress, que faz a pessoa ter a energia certa e agir de maneira adequada conforme a situação. Ela apresenta os tipos de personalidade mais suscetíveis ao mau estresse, trata da importância da mudança de atitude perante os desafios da vida e ensina práticas que ajudam a pessoa reduzir os níveis de cortisol e ter equilíbrio e saúde integral.
As práticas baseiam-se na Biopsicologia, um conjunto de técnicas que alia a antiga sabedoria oriental com as mais modernas abordagens da medicina corpo/mente, como a psiconeuroimunologia. Essa metodologia propõe o autocontrole das emoções negativas e seus reflexos na saúde e na vida, visando a harmonização psíquica, física e energética.
*Saiba mais*
Susan Andrews é norte-americana e vive no Brasil desde quando veio participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como ECO-92. Em Porangaba, interior de São Paulo, fundou e coordena o Instituto Visão Futuro, que mantém o Parque Ecológico Visão Futuro, centro de estudos e formação nas áreas de Biopsicologia, Educação e Ecologia. Lá também são feitos os treinamentos das equipes que começam a trabalhar o conceito FIB no Brasil.
Conferencista em 40 países, como Austrália, Itália, Dinamarca, Polônia, China, Indonésia, Quênia, Índia, Egito e vários outros, no Brasil, Susan tem ministrado palestras e treinamentos para empresas e profissionais liberais nas áreas de Saúde, Psicologia, Recursos Humanos, Ecologia, Desenvolvimento Pessoal e Educação. Foi colunista das revistas Época e Época Negócios.
Susan é hoje a coordenadora em nosso País do Movimento FIB — Felicidade Interna Bruta. E mais: o primeiro-ministro do Butão, Jigme Thinley, no encontro realizado em abril/2012, na sede das Nações Unidas em Nova York, sobre o tema “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico”, nomeou Susan Embaixadora do FIB no Brasil.
*Inscrições*
As pessoas interessadas em assistir à palestra de Susan Andrews podem fazer a pré-inscrição enviando para o nosso e-mail – boanoticia@boanoticia.org.br – os seguintes dados: Nome completo, profissão, empresa, entidade ou instituição de ensino, e-mail e telefone. A ABN sugere que cada pessoa leve uma lata de leite em pó. As doações serão para o Projeto Criança Feliz, desenvolvido no Parque Genibaú, e Projeto Sonho de Criança, que é realizado no Castelão, em Fortaleza.
Fonte: Agência da Boa Notícia — (fone: 85 3224 5509)