Nova Iorque, 03 dez (RV) – Celebra-se hoje o XVII Dia internacional das pessoas portadoras de deficiência. Na mensagem para a ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra que a celebração deste ano cai a apenas uma semana do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando que as Nações Unidas celebram ambas as datas com o tema “Dignidade e justiça para todos”.
Ban Ki-moon afirma que este ano temos diversas razões para festejar. Ele ressalta a entrada em vigor, em maio passado, da Convenção sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência.
O secretário-geral da ONU disse que para alcançar os “Objetivos de desenvolvimento do Milênio” temos que incluir no processo as pessoas portadoras de deficiência, ressaltando que considerando que 80% das pessoas portadoras de deficiência vivem nos países pobres _ num total de 400 milhões de pessoas _, precisamos fazer muito mais para romper o círculo da pobreza.
Ban Ki-moon lembra o lema da comunidade internacional dos portadores de deficiência: “Nada para nós sem nós”.
Com esse espírito, ele convida os governos e os atores interessados a que assegurem que as pessoas portadoras de deficiência e as organizações que as representam sejam parte integrante de toda fase de desenvolvimento. Desse modo, conclui ele, podemos promover a integração e abrir o caminho a um futuro melhor para todos na sociedade. (RL)
http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=249723
Nota Inclusive: O termo portadores usado no título já caiu em desuso e foi revogado da legislação brasileira com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com poder contitucional.
hoje apesar de tudo que temos na lei pra proteger as pessoas com deficiências ,temos muitos pro blemas com o descasos de algumas pessoas que não querem reconhecer nossos filhos como pessoas ,tendo em vista umas pessoas preconceituosas e discriminadoras ,pena que uma pequena parte dessas pessoas ainda tem um certo poder e fazem oque que querem sem serem punidas ,imagine que meu filho quase deixou de estudar em uma escola regular do meu municipio por que a minha secretária de educação disse que se ele enfiasse uma caneta nos olhos de outras crianças quem iria se responsabilizar por ele ,,,ele apenas tem sindrome de down ,criança maravilhosa de conviver ,,,,,,,,,,,,,,,,