Paulo Victor, Vampeta, Viola, Junior Baiano, Iranildo, Fagner, Marcos Frota, os atores do Zorra Total, da Rede Globo, Adriana Nunes (Juju), Welder Rodrigues (Jajá) e Jovane Nunes (Zeca Seca Pimenteira – Olho Gordo), a atleta Rebeca Gusmão, os atletas da seleção brasileira de futebol para amputados Marquinho, Rodrigo, Kiko, Mário e Ademir entraram em campo para divulgar a Campanha Nacional de Acessibilidade – uma promoção da Secretaria Especial dos Direitos Humanos por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE e da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência-CORDE.
O Ministro dos Direitos Humanos da Presidência da República Paulo Vannuchi e sua assessoria estiveram presentes no Mané Garrincha juntamente com o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Ricardo Alves, Assessores do GDF, dentre outros convidados, comemorando no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência os avanços que a política nacional de inclusão dessas pessoas têm ocorrido no Brasil . A chuva não impediu que cerca de 3 mil pessoas vibrassem a cada gol.
Um dos atletas que vibrou com esta partida foi Gisley de Almeida, três vezes vice-campeão brasileiro do futebol de amputados. Para o jogador participar deste evento é uma honra. Viemos aqui para mostrar nossa capacidade”, conta, acostumado a correr de muletas pelo gramado.
O ator Marcos Frota disse que foi fantástico participar de um evento tão especial e com uma finalidade tão nobre.
Viola, autor de dois gols pela equipe azul declarou a importância da partida que chama a atenção das autoridades esportivas para a necessidade de adaptação de todos os estádios. É preciso que esses espaços sejam adaptados para que todos tenham o direito de ir e vir. O adversário de branco, o ex-atacante Careca, ficou impressionado com a performance dos jogadores com deficiência. É um exemplo de superação e um aprendizado para nós, destacou.
O apoio de parceiros como GDF, a Caixa Econômica Federal, Instituto Marista de Solidariedade, UNFPA e Bengala Branca foram fundamentais para o sucesso do evento.
Fonte: Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência – SICORDE – CORDE/SEDH/PR ( 3429 3432 ) – Brasilia -DF