Petição pela inclusão escolar! Se você acredita, ASSINE!

Descrição da imagem - Em fundo preto e letras brancas grandes, as palavras Meta 4 do PNE, abaixo o preferencialmente, esta última palavra em letras vermelhas.
Descrição da imagem - Em fundo preto e letras brancas grandes, as palavras Meta 4 do PNE, abaixo o preferencialmente, esta última palavra em letras vermelhas.

ASSINE A PETIÇÃO CONTRA O PREFERENCIALMENTE NA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO!
https://secure.avaaz.org/po/petition/ABAIXO_O_PREFERENCIALMENTE_DA_META_4_DO_PNE/

Está para ir à votação na Comissão de Educação do Senado Federal a Meta 4 do Plano Nacional de Educação que diz respeito a alunos com deficiência. Na próxima semana haverá uma audiência pública na comissão para discutir o assunto. Há uma forte corrente querendo alterar o texto que veio da CONAE, Conferência Nacional de Educação, de 2010, para incluir a palavra preferencialmente. Essa palavra, além de ser inconstitucional, pois a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência não coloca nenhuma condição para que todos os estudantes estejam no ensino inclusivo em todos os níveis, na prática, pode restringir o direito das crianças de frequentarem escolas regulares. A situação é grave.

Preparamos um material com mais informação sobre o assunto e para, caso concordem, nos ajudarem a fazer pressão pela retirada da palavra preferencialmente do texto. Sabemos que muitas escolas regulares ainda não atendem crianças com deficiência da forma ideal, mas inúmeras familias lutaram arduamente pelos seus filhos para chegarmos até aqui. Não podemos admitir nenhum retrocesso. É uma questão constitucional e direito inalienável de todas as crianças.

A matéria está em tramitação em caráter terminativo na Comissão de Educação e tem o Senador Álvaro Dias como relator. Precisamos da participação de todos para que esse assunto saia do “gueto” e seja discutido pela sociedade.

Equipe Inclusive

Mais informação:

Coordenadora da Agência Inclusive defende a educação inclusiva no Senado
http://www.inclusive.org.br/?p=25517

Plano Nacional de Educação provoca polêmica em seminário sobre direitos das pessoas com deficiência
http://www.inclusive.org.br/?p=25526

Seminário conclui que ainda há desconhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência
http://www.inclusive.org.br/?p=25526

Para entender:

Sobre a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e um histórico da inclusão
http://www.inclusive.org.br/?p=25438

Inclusão escolar total: uma questão de tempo
http://inclusaoja.com.br/2013/10/07/inclusao-escolar-total-uma-questao-de-tempo/

Nota Pública da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
http://www.federacaodown.org.br/site/index.php/noticias/411-nota-publica-da-federacao-brasileira-das-associacoes-de-sindrome-de-down.html

Discussão: Educação inclusiva ou especial – o que é melhor para estudantes com deficiência?
http://www.inclusive.org.br/?p=25466

Pesquisa: Crianças com síndrome de Down aprendem mais e melhor na escola regular
http://www.inclusive.org.br/?p=25554

Entrevista do Senador Álvaro Dias que diz que vai apoiar o texto que as Apaes quiserem sem ouvir o outro lado
http://www.youtube.com/watch?v=mpb2oTA6UJk

MEMBROS DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Nome (senador)
Telefones / ramais
Email­­s
(61) 3303-6063/6064
(61) 3303-4059/4060
(61) 3303 6083/6084
(61) 3303-1129
(61) 3303.6103 / 6104 / …
(61) 3303-4546 / 3303-4547
(61) 3303 6124 e 3303 6125
(61) 3303-6144 / 6151
(61) 3303-9808/9806/9809
(61) 3303-6185 / 6187
(61) 3303-2281
(61) 3303-1962
(61) 3303 6205 a 3303 6211
(61) 3303-1161/3303-1547
(61) 3303-5791 3303-5793
(061) 3303-6352 / 6349
(61) 3303-9011/3303-9014
(61) 3303-2415/4847/3055
(61) 3303-2708
(61) 3303-6408/ 3303-6417
(61) 3303-2035/2844
(61) 3303-6446/6447
(61) 3303-1306/4055
(61) 3303-6529
(61) 3303-5227/5232
(61) 3303-6550 e 3303-6551

11 Comments

  1. Essa petição quer retirar os direitos de milhares de deficientes e autistas de terem o ensino especial, meu filho ficou 10 anos na inclusão, começou bem, mas na adolescência não funcionou, surrou e retrocedeu, virou dependerem antes não era. Briguei pela inclusão e continuo brigando, mas hoje sei que quando não da e preciso alternativa, se tirar o preferencial do texto milhares serão excluídos, notadamente os maiores de 18 anos, isso. Inclusão?

  2. pelo jeito vcs amam a escola pública, hein?
    bora estudar lá pessoal, ve como é bom
    decidam a vida de vcs e deixem os outros em paz, certo?
    aff petiçao inputil

  3. Como disse Emilia Ferreiro, como posso privar uma criança de ter uma educação igualitária, levá-la a perder a própria confiança, privá-la ou talvez limitá-la na sua capacidade de pensar, de escolher. Isso é no mínimo crueldade.
    Jamais faria isso com meu filho de 3 anos com Sindrome de Down, pois tenho certeza de que ele não tem limite dentro de suas limitações naturais na sua capacidade de pensar e aprender. Ele e muitas crianças poderão chegar longe cabe a nós pais, darmos essa oportunidade a eles.
    Vamos adiante! Nicholas, papai te ama e estará sempre a teu lado, dando carinho, amor, educação, vc. vai longe.

  4. Só seremos seres humanos melhores quando entendermos e aceitarmos o próximo, com suas diferenças e dificuldades. Precisamos de IGUALDADE de oportunidade para TODOS, afinal, TODOS nós, temos dificuldades e somos diferentes uns dos outros.

  5. Acho inadimissivel acabarem com o direito dessas crianças estudarem em escolas regulares, a Inclusão tem que existir sim!!!! Meu filho tem 9 anos, tem síndrome de down e está alfabetizado em uma escola da rede regular. Por Deus, não regridam em relação a inclusão escolar,é maldade!!!!

  6. Nossas crianças tem que conviver com todos para que seu aprendizado seja pleno, meu filho estuda em escola regular desde os 10 meses e o desenvolvimento está sendo fantástico.

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